Colunistas
O que ninguém te conta sobre gestão de pessoas no varejo

Com a enorme dificuldade de mão de obra em todos os setores da economia, em especial no varejo, é imperativo hoje para um franqueado, lojista, varejista, empresário de pequeno ou grande porte, lidar com pessoas com a mesma ou até mais ênfase, como foi por muito tempo ensinado nas escolas de gestão, que os próprios clientes.
O equilíbrio entre o “tripé” vendas, finanças e operações é o verdadeiro desafio de gestão com a inclusão do tema pessoas na agenda. Se são os colaboradores que lidam com os clientes, é para eles que deve ser direcionado todo o foco e a atenção.
Enquanto verifica-se baixos salários nominais médios – pisos de categoria, o valor indireto via “benefícios” em termos relativos pode significar até 50% de acréscimo na remuneração total. Emprego com registro em carteira é lei; Oferecer subsídio para plano de saúde é dignidade; Oferecer acesso ao vale refeição é humanidade! Compartilhamento de comissões e metas é distribuição de renda, o melhor investimento para ascensão social.
Ainda é comum a empresa sequer ter um médico do trabalho auxiliando no suporte legal, ou o desconhecimento sobre uso de estagiários nas operações, uma porta de entrada para o 1o emprego. E há tantas outras formas se comunicar essa valorização, gerando retenção, engajamento e senso de pertencimento.
Atrair, Contratar, Treinar, Orientar, Motivar, Remunerar, Reter. Investir em saúde emocional com o binômio plano de saúde mais medicina do trabalho não é assistencialismo ou adequação às regras, é queda de “turn over”. Não é benefício, é estratégia de aumento de NPS na ponta, para o cliente, para o faturamento.
Há uma frase fantástica de um cliente para um consultor: “O que acontece se eu treinar/remunerar bem um colaborador e ele sair?”, ao qual o mesmo responde: “O que acontece se você não treinar/remunerar e ele ficar?”
Vamos falar mais?
Imagem: Envato
*Carlos Sgarlata é administrador, especialista em governança, palestrante e entusiasta de finanças e estratégias em desenhos de canais de distribuição. Acumula mais de 20 anos de experiência em indústrias de bens de consumo e varejo. Atua no ecossistema de franchising, holdings familiares, foi professor de estratégia, franchising e empreendedorismo, além de membro de conselhos consultivos e de administração. Multifranqueado Kopenhagen há 13 anos, dos quais metade deles como membro de comitês Financeiros, e membro do conselho de franqueados na gestão Advent e Nestlé. Acompanhe o autor no LinkedIn, no ABC do Franchising e nas redes sociais: @carlos_sgarlata.