Inovação

Walmart anuncia uso de IA para detectar vendedores fraudulentos em seu marketplace

Publicado

on

Walmart

Em um esforço para eliminar agentes mal-intencionados em seu marketplace, o Walmart anunciou na terça-feira (23) uma série de medidas de segurança e verificação que utiliza para combater o problema.

A empresa conta com um sistema de fiscalização em várias camadas, que inclui a análise de vendedores, a restrição de quais comerciantes podem atuar em determinadas categorias, o lançamento de ferramentas de proteção de marcas e a educação dos vendedores sobre a manutenção de altos padrões. A equipe interna de confiança e segurança também investiga possíveis violações na plataforma.

Além disso, o Walmart utiliza inteligência artificial e monitoramento em tempo real para revisar anúncios de produtos que possam infringir propriedade intelectual ou outras políticas, com o apoio de machine learning, automação e supervisão humana.


Como você utiliza a IA no seu negócio? Queremos saber! Responda à nossa Pesquisa de IA no Varejo e receba os resultados em primeira mão!


Atualmente, o Walmart oferece mais de meio bilhão de produtos de vendedores terceiros em seu marketplace. Com essa expansão, a varejista enfrenta um problema comum entre grandes empresas de e-commerce: vendedores fraudulentos.

“Embora as falsificações representem uma minoria estimada dos produtos vendidos em marketplaces, trata-se de uma questão que afeta todos os marketplaces de varejo”, disse o Walmart em seu comunicado. “Esses vendedores fraudulentos — cada vez mais sofisticados, falsificando credenciais e escapando da fiscalização — minam a confiança não apenas nas empresas que operam esses marketplaces, mas também nos milhares de vendedores, grandes e pequenos, que atuam com integridade e buscam apenas oferecer valor e variedade aos nossos clientes.”

Nos últimos anos, o Walmart tomou diversas medidas para expandir o número de vendedores e categorias de produtos em seu marketplace de terceiros. Em 2023, a varejista realizou sua primeira cúpula dedicada ao Walmart Marketplace. No ano seguinte, passou a oferecer produtos de segunda mão, itens colecionáveis e cosméticos premium em sua plataforma, além de fechar parceria com a StockX para ampliar a oferta de tênis.

Enquanto busca manter seu marketplace em crescimento livre de maus agentes, a empresa também passou a ser alvo de fiscalização por parte das autoridades. Em 8 de julho, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) enviou cartas de advertência à Amazon e ao Walmart sobre vendedores terceiros que, segundo o órgão, fazem alegações enganosas de que seus produtos são “Fabricados nos EUA”.

Outros grandes marketplaces também estão recorrendo à inteligência artificial para combater fraudes. Em 2023, o eBay adquiriu a 3PM Shield, uma fornecedora de tecnologia de conformidade para marketplaces baseada em IA, com o objetivo de identificar vendedores incomuns ou prejudiciais, além de produtos ilegais, inseguros ou falsificados.

A Amazon, por sua vez, combate produtos falsificados em sua plataforma há anos. A gigante do e-commerce afirmou ter identificado e removido mais de 7 milhões de produtos fraudulentos em todo o mundo em 2023. A empresa também declarou ter impedido mais de 700 mil agentes mal-intencionados de criarem novas contas de vendedor.

Imagem: Divulgação
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *