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Priorizando o cliente, e não o concorrente

Outro dia um cliente meu varejista, preocupado com o crescimento do ecommerce, me perguntou o que devia fazer.
O varejo sofreu uma cambalhota nos últimos 10 anos.
• As VENDAS ONLINE cresceram a taxas bem maiores que o varejo físico; apesar de que está provado nos últimos 2 anos o papel vital do físico na construção e manutenção de lojas cada vez mais atuantes e crescentes.
• O avanço extraordinário especialmente depois da pandemia, da TECNOLOGIA presente em todos os momentos de planejamento e gestão do varejo.
O que fazer? Olhar para o lado, observar seus concorrentes diretos, e tentar fazer melhor que eles?
Não vai dar certo!
O FOCO PRINCIPAL E CONSTANTE QUE UM VAREJISTA DEVE TER NÃO É NO SEU CONCORRENTE, E SIM EM SEU CLIENTE.
A questão central, sempre, é: POR QUE UM CLIENTE VAI ENTRAR NA SUA LOJA, FÍSICA OU VIRTUAL OU MARKETPLACE?
As respostas passam por:
• Consistência no tratamento da marca e do marketing
• Acerto na estratégia de expansão física e no ecommerce
• Autoridade em determinadas categorias que fazem a diferença na mente do cliente e garantem vendas contínuas
• Diferenciação nas lojas: arquitetura, VM e atendimento
• Competência na gestão da empresa
• Planejamento e gestão com total foco em tecnologia, que evolui a passos largos: omnichannel, customer unified experience e Inteligência Artificial!
Uma marca que se destaque das operações similares que encontramos diariamente, crescerá contra a maioria que faz, todo mês e todo ano, mais do mesmo.
Os varejistas consistentes e verdadeiros em relação a seus clientes ficarão cada vez mais, maiores e melhores.
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*Luiz Antonio Secco possui uma vasta experiência nas áreas de varejo, franquias, atacado, e-commerce, marketing, CRM, recursos humanos e educação executiva e é apaixonado pela relação entre marcas e consumidores. É fundador da Azov Eventos e atua como conselheiro consultivo da BlueMan e da First Class, além de estar envolvido em fusões e aquisições no setor varejista e em startups de tecnologia voltadas para CRM, medição de fluxo e experiência de compra.