Inovação
Millennials e Gen Z puxam avanço da IA nas buscas, diz estudo

Ferramentas de busca baseadas em inteligência artificial (IA) continuam sendo utilizadas em conjunto com mecanismos tradicionais de pesquisa.
Segundo um novo relatório da agência de SEO Ethical, o Google segue como a principal plataforma de busca, sendo utilizado por 86% dos entrevistados nos Estados Unidos e no Reino Unido para encontrar informações. No entanto, ferramentas de busca com IA já têm ampla adesão: 81% dos participantes afirmaram tê-las usado nos últimos três meses. Entre os mais jovens, o uso é ainda mais frequente (63,6% da Geração Z e 68,5% dos millennials), enquanto menos da metade dos baby boomers (46,25%) relataram utilizá-las.
Para a maioria dos usuários, a IA complementa os mecanismos de busca tradicionais. Mais da metade (56,1%) considera as ferramentas de IA como um suplemento a buscadores como o Google, e apenas 6,1% as veem como uma substituição completa. Ainda assim, quase metade dos entrevistados (45,5%) acredita que as ferramentas de IA oferecem uma experiência superior ao Google em termos de velocidade e clareza. Desses, 15,8% disseram que é “muito melhor” e 29,7% que é “um pouco melhor”.

Como as pessoas utilizam IA
O relatório da Ethical aponta que as ferramentas de IA são usadas principalmente para buscas exploratórias (58,3%) e tarefas práticas (58%), como geração de ideias, resumos de conteúdo ou planejamento. Atividades criativas (44,7%) e perguntas factuais (38,1%) vêm logo em seguida. Quase 60% dos entrevistados disseram usar IA para pesquisar produtos ou serviços antes de realizar uma compra.
Mais da metade (52%) afirma obter respostas diretamente dos resumos gerados pela IA, sem clicar em links, comportamento mais comum entre millennials (60%) e Gen Z (55%). Embora 49% ainda cliquem em links quando se importam muito com o assunto, apenas 21% disseram verificar rotineiramente as informações clicando nos resultados.
Apesar da ampla utilização, 43,3% dos usuários ainda confiam mais nos mecanismos tradicionais de busca, enquanto 20,5% afirmam confiar mais nas ferramentas de IA. Uma parcela significativa (36,2%) diz confiar igualmente nos dois. Essa visão equilibrada é mais evidente entre membros da Geração X (44,36%) e baby boomers (41,11%).
Precisão e confiança
No quesito precisão percebida, o Google continua sendo a fonte mais confiável, com 69,6% dos usuários o escolhendo como referência principal para obter informações confiáveis. Ainda assim, as ferramentas de IA estão avançando: o ChatGPT, por exemplo, é a ferramenta mais confiável para 24,1% dos entrevistados.
“Embora os padrões atuais de uso ainda reflitam uma abordagem híbrida, os usuários já conseguem imaginar um futuro em que a IA seja o padrão nas buscas”, disse Konstaintin Sadekov, CEO e cofundador da Ethical. “Nos próximos anos, o Google deve continuar dominante em termos de velocidade e confiabilidade, especialmente entre as gerações mais velhas e em áreas que exigem alta confiança, como academia e finanças. O próximo capítulo da busca será centrado no usuário, que tomará decisões estratégicas sobre qual ferramenta utilizar com base na tarefa, equilíbrio entre velocidade, confiança e profundidade.”
Metodologia
O relatório da Ethical baseia-se em uma pesquisa com 1.025 usuários de internet dos Estados Unidos e Reino Unido, conduzida em julho de 2025 pela plataforma Prolific, amplamente usada em pesquisas acadêmicas e de consumo. A amostra incluiu participantes de quatro grupos etários distintos para garantir insights geracionais: 18 a 24 anos (Geração Z), 25 a 38 anos (millennials), 39 a 54 anos (Geração X) e 55 a 64 anos (baby boomers). Foram aplicadas cotas para manter uma representação equilibrada entre as faixas etárias.
Imagem: Reprodução
Informações: Zachary Russell para CSA
Tradução livre: Central do Varejo