Artigos

Novas alternativas que simplificam o acesso ao crédito para PMEs

Publicado

on

LLC; crédito

O empreendedorismo é o transformador econômico e social de um país. De acordo com dados do Sebrae, mais de 93 milhões de brasileiros estão envolvidos com iniciativas empreendedoras, sendo 42 milhões já à frente de um negócio e outros 51 milhões em processo de criar o seu. Esses números representam 47% da população brasileira, apontando como as pequenas e médias empresas são essenciais para o desenvolvimento socioeconômico.

Apesar desse papel central, grande número desses negócios não consegue ultrapassar os três primeiros anos de existência. A meu ver, um dos obstáculos está ligado à dificuldade de acesso a crédito em condições justas e simples. Essa barreira se soma a outros desafios estruturais, como alta carga tributária, complexidade regulatória e falta de preparo em gestão financeira e capacitação profissional. Além disso, o dia a dia do PME costuma ser marcado por diversas urgências. Há sempre uma necessidade de cobrir custos fixos – como folhas de pagamento e despesas operacionais -, para manter o fluxo de caixa saudável. Soluções como antecipação de recebíveis, por exemplo, tornam-se um grande alívio financeiro. 

Para prosperar em um ambiente altamente competitivo, é necessário resiliência, estratégia e suporte adequado. Conhecer profundamente o próprio negócio é essencial para criar caminhos de crescimento sustentável. A ausência de competências em áreas como finanças, tecnologia, marketing e gestão de pessoas pode comprometer o futuro de uma empresa. Nesse sentido, adotar ferramentas de gestão mais eficientes e diretas, como a conciliação automatizada de meios de pagamento (Pix), ajuda o empresário a ter clareza sobre seu faturamento, identificar discrepâncias e tomar decisões mais assertivas. 

Soluções inovadoras do mercado 

Hoje, já existem no mercado soluções de crédito pensadas especificamente para o dia a dia das empresas, que unem agilidade, personalização e condições mais competitivas que as praticadas por instituições tradicionais. Essas alternativas eliminam a burocracia excessiva, dispensam a abertura de novas contas e reduzem o tempo de análise, permitindo que o empreendedor tenha acesso rápido – às vezes no mesmo dia – aos recursos e liberdade para decidir onde investir. Quando integradas a práticas de gestão financeira eficientes, essas soluções fortalecem ainda mais o negócio, unindo capital imediato e maior controle sobre as finanças. 

Com parcelas fixas e prazos definidos desde o início, essas soluções oferecem previsibilidade no fluxo de caixa e segurança para o planejamento financeiro, fortalecendo o crescimento dos negócios com autonomia e praticidade.

Na minha perspectiva, superar os desafios do empreendedorismo exige acesso a crédito desburocratizado e capacitação, planejamento estratégico e apoio de políticas públicas eficientes. Quando esses elementos se unem, criam-se condições para que pequenas e médias empresas não apenas sobrevivam, mas prosperem gerando emprego, renda e impacto positivo para toda a economia. Acredito que soluções inovadoras de crédito, aliadas a um ecossistema de suporte sólido, representam um passo decisivo para tornar o crescimento de um negócio mais seguro, previsível e sustentável.

*Carlos Nicolau, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Estratégia da Fiserv Brasil

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *