• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Franquia não se vende
Advertisement

Colunistas Operação

O2O e Omnichannel Inteligente: O Físico e o Digital não são rivais, são aliados

Colunistas Franchising

Lovemarks: o que são e como as franquias podem se beneficiar

Colunistas

A IA que a NRF 2026 deveria priorizar: Inteligência em Atendimento

Colunistas Franchising

O protagonismo das mulheres e seu crescimento no setor de franquias

Colunistas

Do estoque à gôndola: a execução no PDV como fator crítico de performance de marca

Colunistas

Da purgação da mora na ação de despejo por falta de pagamento

Colunistas Franchising Marketing

Como usar Facebook e Instagram Ads para atrair franqueados e expandir uma rede

Colunistas

NRF 2026: 8 tendências que o varejo vai aprender como implementar

Colunistas Comportamento

O que estamos perdendo ao viver no modo 2x?

Colunistas

Franquia não se vende

Embora possa soar estranho, é isso mesmo o que você leu.

Publicado

2 anos atrás

on

10 de julho, 2023

Por

Arlan Roque

Esse é um pensamento que sempre sustentei e cada vez mais acredito nele.

Você pode ser perguntar como um profissional que atua na área de franquias e mais especificamente desenvolvendo novas unidades franqueadas na área de expansão tem essa leitura, mas compartilho contigo meu raciocínio.

É comum ver no mercado, e absolutamente não classifico isso como um erro, mas como caminho comum e adotado pela grande maioria das franqueadoras, estratégias comerciais para comercialização de franquias, investimento em mídias, feiras, portais de negócios e demais meios de exposição, sim, são ferramentas úteis para despertar o interesse de potenciais franqueados para conhecer sua marca ou se já conhecem, se interessarem um pouco mais a pontos de ficarem dispostos a um cadastro e reunião na franqueadora.

Mas aí que está, as melhores ferramentas de divulgação da rede, os maiores investimentos, não concretizam a venda, o que faz vender, o que faz o candidato e potencial franqueado a dar um próximo passo é a crença e confiança no que a franqueadora oferece como segurança, solidez, apoio na operação, potencial de expansão e crescimento da rede, relação custo x benefício do produto / serviço oferecido ao consumidor final, relação de investimento x retorno apresentado pela franqueadora e a força da marca, a partir disso, ali pra valer, quem decide é o candidato, por isso a menção que franquia não se vende, franquia se compra, até porque quando se trabalha para vender de forma a vender “de qualquer” jeito, aí iniciam os potenciais riscos de escolha errada do local, de firmar contrato com o franqueado que não é o perfil traçado pela rede e a perenidade das operações abertas torna-se frágil.

Por isso, tanto para o futuro franqueado ou franqueador que está acompanhando esse texto, sugiro que um faça sua análise com atenção e controle da ansiedade e outro, o franqueador, concentre seus esforços em apresentar de forma real o que oferece a seu franqueado e onde pretende chegar com seu negócio.

Que trabalhemos por negócios perenes e éticos no sistema de franquias.

Arlan Roque, gerente executivo de expansão em rede de franquias líder no segmento e atua há no sistema de franquias há 20 anos. É autor dos livros “Franquias: tudo o que você precisa saber” e “Empreendedores de coração – histórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso”. Atualmente é membro da Comissão de Expansão da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Imagem: Freepik

Relacionados:
Próximo

Ponto comercial – O desafio para o crescimento do varejo

Não perca

Processo de seleção juridicamente viável

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
t-commerce
E-commerce10 horas atrás

T-commerce: entenda nova tendência que une TV e e-commerce

Cracker Barrel
Marketing11 horas atrás

Cracker Barrel muda logo e enfrenta reação negativa

Miniso
Operação12 horas atrás

Vendas da Miniso sobem 23% no segundo trimestre, mas lucro encolhe

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising6 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Ricardo Almeida
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #46: Ricardo Almeida

Mar na Mão
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #45: Mar na Mão

supera
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação