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Consumidores deixam presente de Dia Dos Pais para última hora
Pesquisa feita pelo Reclame Aqui, em parceria com a Linx, mostra a intenção de consumidores interessados em comprar presentes na data
Os dias que antecedem o Dia dos Pais estão prestes a se tornar um período de grande atividade na busca por presentes, conforme revelado por uma pesquisa conjunta do Reclame Aqui e da Linx. Cerca de 78% dos consumidores, com a intenção de comprar, mas ainda não foram atrás do presente ideal, planejam fazê-lo nos dias imediatamente anteriores à data comemorativa. Do lado dos varejistas, há também uma expectativa de vendas de última hora, com 46% dos lojistas acreditando que os consumidores farão suas compras até o dia anterior. Esse cenário oferece uma oportunidade significativa para as empresas atraírem aqueles que têm o hábito de deixar suas compras para última hora.
Contudo, a questão das finanças pessoais continua a preocupar os consumidores, uma vez que apenas 23% dos entrevistados afirmaram estar decididos a comprar presentes para o Dia dos Pais. Entre os que não pretendem comprar (77%), a falta de hábito de presentear nessa data (41%) e o alto preço dos produtos (27%) emergiram como os principais motivos que desencorajam as compras. Apesar disso, muitos consumidores estão dispostos a investir mais nos presentes deste ano, comparado ao ano anterior, com 67% daqueles que já adquiriram presentes indicando um gasto maior em 2023, corroborando com as expectativas de 68% dos varejistas de que as vendas serão melhores.
Um dado interessante é que 54% dos entrevistados revelaram que o presente para o Dia dos Pais foi mais caro do que o presente do Dia das Mães, indicando um desejo de investir mais nessa data. O CEO e Cofundador do Reclame Aqui, Edu Neves, ressalta que embora haja desafios, também existem oportunidades significativas nesse cenário. Ele destaca a disposição dos consumidores em utilizar meios de pagamento digitais, como o Pix, e a tendência de investir em presentes que possuam uma margem mais alta para os varejistas.
No que diz respeito aos gastos, a pesquisa mostrou que 42% dos consumidores investiram até R$ 100 em presentes, enquanto 27% gastaram entre R$ 100 e R$ 300, e 19% ficaram na faixa de R$ 300 a R$ 900. Esse padrão de gastos está alinhado com as expectativas dos varejistas, que preveem um ticket médio entre R$ 100 e R$ 300. Em relação aos presentes mais populares, roupas e calçados lideram as preferências dos consumidores, representando 26,6% das escolhas, seguidos por eletrônicos (13,1%) e acessórios (12,4%). Perfumaria e produtos de beleza também se destacam, com 10,9% de preferência.
A pesquisa também revela que a digitalização está desempenhando um papel fundamental no cenário varejista. Meios de pagamento digitais, como o Pix, estão ganhando tração entre os consumidores, com 28% optando por essa forma de pagamento. Além disso, parcelamento no cartão de crédito (14%), pagamento à vista no crédito (8%) e pagamento à vista no débito (14%) também foram opções populares. Quanto ao local de compra, a preferência entre comércio local ou lojas físicas de grandes redes está empatada com aqueles que preferem a conveniência das compras online, por redes sociais, sites, e-commerces ou marketplaces.
De acordo com Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, a pesquisa destaca a chegada do futuro do varejo, com a digitalização sendo um ponto forte. Os consumidores estão cada vez mais utilizando meios de pagamento digitais, e-commerce, marketplaces e até mesmo os comércios de bairro estão se digitalizando para atender às preferências dos consumidores.
Imagem: Freepik