• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Operação

Consumidores deixam presente de Dia Dos Pais para última hora
Advertisement

Comportamento

Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

Operação

Amazon abrirá centro de distribuição no Japão com aquecimento geotérmico

Operação

Consumidores buscam mais do que preço: valor é prioridade nas decisões de compra, afirma pesquisa da Deloitte

Operação

Mercado de beleza cresce na América Latina, diz levantamento

Operação

Prevenção de perdas no varejo: o que é, por que é essencial e como aplicá-la

Operação

Plataformas locais de delivery movimentam R$ 2,4 bi em cidades pequenas

Comportamento

Carrinho virtual influencia decisão de compra de 95% dos consumidores

Colunistas Operação

A conversão da rua/shopping para a loja

Operação

Berghaus estreia na América do Norte com relançamento de jaquetas icônicas

Operação

Consumidores deixam presente de Dia Dos Pais para última hora

Pesquisa feita pelo Reclame Aqui, em parceria com a Linx, mostra a intenção de consumidores interessados em comprar presentes na data

Publicado

2 anos atrás

on

9 de agosto, 2023

Por

Redação

Os dias que antecedem o Dia dos Pais estão prestes a se tornar um período de grande atividade na busca por presentes, conforme revelado por uma pesquisa conjunta do Reclame Aqui e da Linx. Cerca de 78% dos consumidores, com a intenção de comprar, mas ainda não foram atrás do presente ideal, planejam fazê-lo nos dias imediatamente anteriores à data comemorativa. Do lado dos varejistas, há também uma expectativa de vendas de última hora, com 46% dos lojistas acreditando que os consumidores farão suas compras até o dia anterior. Esse cenário oferece uma oportunidade significativa para as empresas atraírem aqueles que têm o hábito de deixar suas compras para última hora.

Contudo, a questão das finanças pessoais continua a preocupar os consumidores, uma vez que apenas 23% dos entrevistados afirmaram estar decididos a comprar presentes para o Dia dos Pais. Entre os que não pretendem comprar (77%), a falta de hábito de presentear nessa data (41%) e o alto preço dos produtos (27%) emergiram como os principais motivos que desencorajam as compras. Apesar disso, muitos consumidores estão dispostos a investir mais nos presentes deste ano, comparado ao ano anterior, com 67% daqueles que já adquiriram presentes indicando um gasto maior em 2023, corroborando com as expectativas de 68% dos varejistas de que as vendas serão melhores.

Um dado interessante é que 54% dos entrevistados revelaram que o presente para o Dia dos Pais foi mais caro do que o presente do Dia das Mães, indicando um desejo de investir mais nessa data. O CEO e Cofundador do Reclame Aqui, Edu Neves, ressalta que embora haja desafios, também existem oportunidades significativas nesse cenário. Ele destaca a disposição dos consumidores em utilizar meios de pagamento digitais, como o Pix, e a tendência de investir em presentes que possuam uma margem mais alta para os varejistas.

No que diz respeito aos gastos, a pesquisa mostrou que 42% dos consumidores investiram até R$ 100 em presentes, enquanto 27% gastaram entre R$ 100 e R$ 300, e 19% ficaram na faixa de R$ 300 a R$ 900. Esse padrão de gastos está alinhado com as expectativas dos varejistas, que preveem um ticket médio entre R$ 100 e R$ 300. Em relação aos presentes mais populares, roupas e calçados lideram as preferências dos consumidores, representando 26,6% das escolhas, seguidos por eletrônicos (13,1%) e acessórios (12,4%). Perfumaria e produtos de beleza também se destacam, com 10,9% de preferência.

A pesquisa também revela que a digitalização está desempenhando um papel fundamental no cenário varejista. Meios de pagamento digitais, como o Pix, estão ganhando tração entre os consumidores, com 28% optando por essa forma de pagamento. Além disso, parcelamento no cartão de crédito (14%), pagamento à vista no crédito (8%) e pagamento à vista no débito (14%) também foram opções populares. Quanto ao local de compra, a preferência entre comércio local ou lojas físicas de grandes redes está empatada com aqueles que preferem a conveniência das compras online, por redes sociais, sites, e-commerces ou marketplaces.

De acordo com Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, a pesquisa destaca a chegada do futuro do varejo, com a digitalização sendo um ponto forte. Os consumidores estão cada vez mais utilizando meios de pagamento digitais, e-commerce, marketplaces e até mesmo os comércios de bairro estão se digitalizando para atender às preferências dos consumidores.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Ecossistema de streamings da Apple ultrapassa 1 bilhão de assinaturas

Não perca

Abrasel espera aumento de faturamento no Dia dos Pais

Continue Reading

Você pode gostar

  • Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta

    Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

  • homem comendo pipoca em festa junina homem comendo pipoca em festa junina

    Festas juninas geram mais de R$ 20 mi em vendas para e-commerce

  • imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial

    Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

  • celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce; redes sociais celular com ícones de aplicativos em volta; conceito de m-commerce; redes sociais

    M-commerce: o que é e quais suas vantagens

  • Amazon Amazon

    Amazon abrirá centro de distribuição no Japão com aquecimento geotérmico

  • Consumo consciente; índice stone; valor Consumo consciente; índice stone; valor

    Consumidores buscam mais do que preço: valor é prioridade nas decisões de compra, afirma pesquisa da Deloitte

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Celular com página do Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, aberta
Economia6 horas atrás

Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

homem comendo pipoca em festa junina
E-commerce7 horas atrás

Festas juninas geram mais de R$ 20 mi em vendas para e-commerce

imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; ferramentas de IA generativa; apps inteligência artificial
Comportamento8 horas atrás

Ainda há um abismo geracional no uso de ferramentas de IA generativa no varejo

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Intelbras
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

arcos dorados
Franchising2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #40: Arcos Dorados

Nutrata
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #39: Nutrata

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação