E-commerce
E-commerce deve chegar a 40% do varejo global até 2027, diz estudo
Estimativas são de que fatia de vendas do e-commerce no mundo dobre em relação a 2017
Uma pesquisa conduzida pelo Boston Consulting Group (BCG) revelou que o e-commerce continua a expandir sua presença global e poderá corresponder a impressionantes 41% das vendas totais do varejo até o ano de 2027. Apesar dos desafios enfrentados e da retomada gradual das operações nas lojas físicas, as expectativas para o comércio eletrônico permanecem elevadas.
Martin Barthel, diretor executivo e sócio do BCG, destacou que “embora o e-commerce esteja gradualmente retornando à sua trajetória pré-Covid, o cenário passou por uma transformação notável e duradoura”.
Em retrospectiva, no ano de 2017, o comércio eletrônico representava apenas 18% das vendas globais. Entretanto, conforme indicado pela pesquisa, observou-se um aumento significativo nas vendas através do e-commerce, com destaque para a Europa (3%), Estados Unidos e Ásia (7%) no ano de 2022.
A projeção para o crescimento global até 2027 é otimista, com uma Taxa Composta de Crescimento Anual (CAGR) de 9%, mais que o dobro do aumento planejado para as lojas físicas, estimado em 4%. No entanto, vale ressaltar que essa expectativa ainda está abaixo da tendência pré-Covid, que apontava para um crescimento entre 12% a 14%.
Martin Barthel concluiu afirmando que “a rivalidade entre os participantes emergentes e os já estabelecidos aumentou, impulsionada pelos padrões de compra dos Baby Boomers e da Geração X, que coletivamente exercem uma influência substancial sobre as vendas atuais do comércio eletrônico”.
A pesquisa, intitulada “Fórmulas Vencedoras para o Crescimento do Comércio Eletrônico (Winning Formulas for E-Commerce Growth)”, realizada no segundo trimestre, envolveu 410 empresas de varejo e 415 empresas de bens de consumo embalados (consumer packaged goods, como bebidas, comidas, produtos de higiene pessoal, entre outros) em todo o mundo. As receitas das empresas consultadas abrangiam desde US$ 50 milhões até mais de US$ 10 bilhões, oferecendo uma visão abrangente do cenário global do comércio eletrônico.
Imagem: Envato