Comportamento

Viajar de avião pode ficar mais barato em 2024

Parceria de Governo e empresas buscam universalização do transporte em avião; outras medidas são previstas para 2024

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Asa de avião vista da janela, com céu azul e nuvens abaixo; 123 MilhasNesta segunda-feira, 18, as três principais companhias aéreas do Brasil – Gol, Azul e Latam – anunciaram um conjunto de medidas para tornar mais acessível viajar de avião no país. As três vão ofertas 25 milhões de bilhetes aéreos com valores entre 699 e 799 por trecho viajado em 2024. A iniciativa é a primeira do Programa de Universalização do Transporte Aéreo, um parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos e as três principais companhias brasileiras para baixar os preços das passagens e das operações. 

Outras medidas também foram divulgadas pelas empresas, e podem responder aos pedidos longínquos de consumidores: valores mais acessíveis para bilhetes comprados com até 14 dias de antecedência da data da viagem, inclusão de serviços de remarcação sem cobrança de taxa adicional, oferta de tarifas mais acessíveis para compras realizadas em determinados dias da semana; aumento no número de oferta de voos; ampliação da frota aérea, gratuidade no despacho de bagagens e marcação de assento para compras feitas em cima da hora e aumento na oferta de assentos.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o conjunto de medidas vai facilitar o acesso a esse tipo de transporte para os brasileiros. “Um conjunto de pacotes que vai beneficiar o consumidor final brasileiro. E a primeira etapa [do Programa de Universalização do Transporte Aéreo], ao longo de 2024, vamos, cada vez mais, ao lado das aéreas, ao lado de todo o governo, perseguir para que a gente possa ter uma redução nas tarifas no Brasil e fazer com que, ao final, o consumidor brasileiro viaje mais.”

No entanto, o preço médio anunciado pelas companhias é até mesmo um pouco acima da média atual. Segundo a Agência Nacional de  Aviação Civil (Anac), o maior preço médio do ano de 2023 foi de R$ 748. A ideia, segundo Costa Filho, é de baratear ainda mais com o tempo.

O CEO da Azul se posicionou dizendo que, quando baixarem os juros no país, o preço das passagens vai cair naturalmente.

A Latam foi a mais ousada, oferecendo, uma vez por semana, uma promoção com um destino com tarifa abaixo de R$ 199.

Imagem: Envato

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