Comportamento
A relação complicada da Geração Z com a comida
Estudo da consultoria Ketchum mostra que jovens querem ser saudáveis, mas comportamento não bate com suas ideias
A consultoria global de comunicações Ketchum publicou recentemente o levantamento “Gap Say/Eat da Geração Z”, que explora a relação complexa e cheia de nuances desse perfil geracional (que contempla pessoas nascidas entre 1997 e 2010) com a comida. Aqui, destacamos as principais descobertas deste relatório.
A pesquisa, realizada com 2 mil “Gen Z” moradores dos EUA, descobriu que 63% se sentem pressionados a mudar o mundo com suas ideias. Isso inclui comer de uma certa maneira para mostrar que são saudáveis (60%), se importar com o meio ambiente (51%) e apoiar causas sociais (48%).
No entanto, seus princípios não correspondem às suas compras nos mercados — criando o que a Ketchum chama de “brecha entre comer/falar” da Geração Z. Enquanto 76% dos consultados dizem que a sustentabilidade é um aspecto importante ao comprar alimentos, apenas 16% procuram ingredientes sustentáveis nos rótulos dos produtos.
Além disso, apenas 5% acham que o bem-estar animal mudou seus hábitos alimentares, apesar de 72% dizerem que é uma consideração importante ao fazer compras. Isso levou 62% dos Gen Z a pensarem que seus comportamentos alimentares estão “errados”.
Além disso, esses jovens consumidores são criativos e se entusiasmam com o mundo das comidas, com 82% deles gostando de cozinhar em casa. Enquanto 73% dos consultados gostam de experimentar na cozinha, 63% estão interessados em experimentar pratos que nunca provaram antes.
Os Gen Z, claro, encontram inspiração nas redes sociais: 70% dos entrevistados seguem influenciadores relacionados à comida e, também, 70% têm mais confiança em uma tendência alimentar que se tornou viral. Um exemplo é a trend #girldinner, que fez sucesso no TikTok em 2023: 55% dos que seguem tendências das redes combinam lanchinhos para completar uma refeição com frequência.
Essa geração também é flexível com seus gastos culinários: 59% gastam regularmente mais do que o planejado ao sair para comer e 40% não seguem um orçamento restrito para compras de supermercado. No entanto — talvez consequentemente — 50% dos Gen Z se preocupam em, às vezes, não ter dinheiro suficiente para comida durante a semana.
Por Eoghan Flynn em Stylus
Imagem: Reprodução/Lightspeed