Operação
Amazon compra fatia da Rappi por US$ 25 mi, diz agência

A Amazon adquiriu uma participação na Rappi por US$ 25 milhões (cerca de R$ 135 milhões, considerando a cotação atual), segundo informações divulgadas pela agência Bloomberg. A transação envolve a utilização de instrumentos financeiros conhecidos como warrants, que permitem à Amazon comprar ações futuras da Rappi a preços previamente estabelecidos.
De acordo com uma fonte com conhecimento da operação, o acordo oferece à Amazon a opção de adquirir até 12% da empresa colombiana. O uso de warrants já foi adotado anteriormente pela gigante americana em parcerias com companhias aéreas, distribuidores de alimentos e fabricantes de eletrônicos.
A efetivação da compra ainda depende do cumprimento de exigências regulatórias. Caso seja confirmada, a parceria poderá ser estratégica ao unir a infraestrutura tecnológica da Amazon com a malha logística da Rappi, uma das maiores empresas de entregas da América Latina.
A aliança poderá fortalecer a posição da Amazon na região, aumentando sua competitividade frente ao Mercado Livre, principal concorrente no comércio eletrônico latino-americano. Para a Rappi, a aproximação com a Amazon abre possibilidades de expansão de sua atuação em logística e no uso de serviços de computação em nuvem.
Atualmente, a Rappi já é cliente da Amazon Web Services (AWS). No México, por exemplo, assinantes do programa Amazon Prime têm direito a um ano de frete grátis via Rappi.
Fundada em 2015, a Rappi atua com força do Chile ao México, com a promessa de entregas em até 10 minutos. A empresa também expandiu suas operações para o setor financeiro, oferecendo, na Colômbia, serviços como carteira digital, poupança e cartão de crédito.
Em 2023, a Rappi anunciou a intenção de realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO) em 2025. No mês passado, obteve um empréstimo de US$ 100 milhões junto ao Banco Santander e à gestora Kirkoswald Capital Partners.
Até o momento, nem Amazon nem Rappi comentaram oficialmente sobre a transação.
Caso a operação entre Amazon e Rappi seja confirmada, será mais um player robusto em meio a um cenário de intensa concorrência no setor de entregas na América Latina. No Brasil, o iFood tem ampliado sua atuação para além da entrega de alimentos; a 99Food, controlada pela chinesa Didi, retomou suas atividades; e a Meituan, também da China e responsável pela Keeta, se prepara para iniciar suas operações no país.
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