Inovação
Auditoria automatizada vale a pena? 5 motivos para começar a usar
![Indústria da Inteligência Artificial; auditoria](https://centraldovarejo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/using-the-intelligence-of-a-lapt.jpg)
Oferecer experiências únicas no atendimento já é uma vantagem competitiva. Um estudo da McKinsey mostra que 71% das pessoas esperam interações personalizadas, e empresas que adotam essas práticas registram aumentos de até 40% na receita. Neste cenário, a auditoria automatizada de conversas se destaca como uma solução para aumentar a renda. Ana Abreu, COO e co-fundadora da WeClever, pioneira em inteligência conversacional e auditoria com IA, destaca 5 motivos para as empresas começarem a usar essa ferramenta. Confira:
1. Análises em tempo real
Algumas ferramentas oferecem análises em tempo real, permitindo que as empresas detectem problemas e atuem de maneira rápida e eficaz ao corrigir falhas à medida que elas acontecem, em vez de depender de auditorias periódicas.
Ana conta o caso de um cliente no segmento de varejo, que após implantar essa solução, identificou que problemas como abandono de jornada por dúvidas simples, como recuperação de senha, detalhes de preço ou informações de produtos, estavam gerando gargalos e sobrecarregando o time de atendimento. Ela revela que a partir desses insights, foi implementado um agente conversacional automatizado que entrou em contato com clientes no momento do abandono de carrinho, para reduzir atritos e transbordos durante a jornada de compra.
2. Economia de tempo
Auditar a qualidade das conversas com os clientes é fundamental, mas o processo tradicional consome tempo e recursos. Para analisar todas as interações, é necessário contar com uma grande equipe e dedicar meses de trabalho. Além disso, a quantidade de dados torna impossível revisar tudo com atenção.
Tarefas que normalmente levariam horas ou dias para serem realizadas manualmente podem ser feitas em minutos ou segundos, liberando a equipe para se concentrar em atendimentos mais complexos e em tarefas estratégicas. Isso resulta em operações mais direcionadas, com menos retrabalho e resultados mais impactantes para a empresa
“Automatizando o processo do nosso parceiro, a auditoria ficou 400 vezes mais rápida, escalando a produtividade e gerando insights instantâneos sobre pontos fortes e oportunidades de melhoria”, conta Ana Abreu.
3. Interações personalizadas e jornada fluida
Ao monitorar as conversas em tempo real, é possível identificar falhas, como o uso inadequado de linguagem ou tom, entre outros critérios, o que permite realizar correções ágeis e assertivas, evitando a escalada de problemas e garantindo que o cliente tenha uma experiência fluida e sem interrupções. Com essas correções, a frequência de erros diminui, resultando em melhorias na qualidade das interações.
A ferramenta também identifica padrões de comportamento, fornecendo dados importantes para compreender melhor as estratégias de atendimento. Isso facilita a personalização das conversas, captando preferências e históricos individuais dos clientes, resultando em um atendimento mais preciso e alinhado com as expectativas da empresa.
4. Segurança e conformidade
A auditoria automatizada pode ser configurada para garantir que os processos e relatórios estejam em conformidade com as regulamentações e normas aplicáveis, sem deixar de lado a proteção de dados entre marcas e pessoas. Com isso, as empresas têm a possibilidade de explorar detalhadamente os critérios auditados e acompanhar as respectivas pontuações de conformidade, assegurando que suas operações estejam sempre dentro dos padrões exigidos
5. Aumento na conversão
Um atendimento ágil e personalizado torna a jornada mais fluida, gerando clientes satisfeitos. A executiva da WeClever conta que esse mesmo parceiro da marca registrou 94% no índice de satisfação dos seus clientes, e viu a taxa de conversão saltar de 34% para 56%.
Esses impactos demonstram como a automação e a inteligência artificial são ferramentas valiosas para empresas que desejam melhorar a experiência do cliente, aumentar conversões e reduzir custos operacionais.
Imagem: Reprodução