Inovação

Capacidade de compra via aplicativo é a mais desejada nos setores de alimentos & bebidas e varejo

Publicado

on

apps móveis; programas de fidelidade; aplicativo

Entre os pais com filhos menores de 25 anos vivendo em casa, 72% afirmam que prefeririam pagar tudo por meio de um aplicativo, se pudessem, em comparação com 53% dos consumidores em geral, de acordo com uma nova pesquisa da NMI, empresa de infraestrutura de pagamentos embarcados. Quase dois terços (64%) da Geração Z e dos millennials dizem que deixariam de comprar em um lugar se não houvesse opção de pagamento via aplicativo.

Sessenta e oito por cento dos entrevistados desejam usar pagamentos via aplicativo para compras de alimentos e bebidas, como em restaurantes, cafeterias, bares e serviços de entrega. O varejo aparece em segundo lugar, com 53% dos consumidores preferindo esse tipo de pagamento nesse setor.

Entretenimento e lazer (como shows, cinemas, parques temáticos e eventos esportivos) e transporte e viagens (como apps de transporte, transporte público, estacionamento, passagens aéreas e hotéis) empatam em terceiro lugar, com 45% dos consumidores interessados em cada um desses setores. Os consumidores também demonstram interesse em pagar por aplicativo em setores menos esperados. Em média, 37% dos consumidores gostariam de pagar por serviços do dia a dia como lava-rápido e lavanderia, e 30% por serviços residenciais como jardinagem e encanamento. Entre os pais, o interesse nesses setores sobe significativamente para 49% e 42%, respectivamente.

O modelo de assinatura é especialmente popular entre os millennials (69%) e a Geração Z (66%), que preferem pagamentos recorrentes para produtos e serviços de uso frequente. Também está crescendo a preferência por transações invisíveis: 64% dos respondentes utilizam autenticação biométrica, como reconhecimento facial ou impressão digital, e 59% afirmam que as melhores transações são aquelas que “parecem nem ter acontecido”. Quatro em cada dez (43%) baby boomers se sentem desconfortáveis em usar autenticação biométrica, enquanto 40% a adotam pela velocidade, segurança e conveniência.

“As gerações mais jovens estão ditando o ritmo quando se trata de tecnologia de pagamento, e empresas que quiserem continuar competitivas precisam acompanhar”, afirmou Peter Galvin, diretor de crescimento da NMI. “Millennials, Geração Z e pais ocupados esperam pagamentos sem fricção, por aplicativos e no estilo assinatura, que se integrem à rotina deles. E se as empresas não atenderem a essas expectativas, esses clientes não hesitam em trocar de marca. Para ter sucesso nesse novo cenário, as marcas precisam priorizar soluções móveis, flexíveis e centradas na experiência real de compra, pagamento e vida desses públicos.”

Os pagamentos via aplicativo devem ter um papel ainda maior nas escolhas de consumo ao longo de 2025. Quase seis em cada dez (59%) consumidores afirmam que é importante que os lojistas ofereçam essa opção, e metade (50%) escolheria um negócio que aceita pagamento por app em vez de um que não oferece. Atualmente, metade dos entrevistados já usa esse tipo de pagamento semanalmente ou com maior frequência, e 55% esperam aumentar esse uso ainda este ano.

transformação digital

A renda também influencia: entre os consumidores que ganham menos de US$ 75 mil por ano, 54% usam pagamentos via app apenas algumas vezes por mês ou menos, mas quase metade (49%) diz que pagaria tudo por aplicativo, se fosse possível.

Para o relatório, a NMI entrevistou 1.000 adultos nos Estados Unidos.

Imagem: Envato
Informações: Zachary Russell para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *