Operação
CEO do Walmart: ‘Tarifas mais altas resultarão em preços mais altos’

O Walmart divulgou que sua receita no primeiro trimestre cresceu 2,5% em relação ao ano anterior, chegando a US$ 165,6 bilhões, enquanto o lucro operacional aumentou 4,3%, totalizando US$ 7,1 bilhões, informou a empresa na quinta-feira. O lucro líquido consolidado foi de US$ 4,6 bilhões, uma queda de 12,6%.
As vendas do Walmart nos EUA cresceram 3,2%, atingindo US$ 112,2 bilhões em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, e as vendas nas mesmas lojas subiram 4,5%, excluindo combustíveis. As vendas de e-commerce nos EUA cresceram 21%, impulsionadas pelo desempenho em entregas, retirada na loja, publicidade e marketplace.
“Estamos posicionados para lidar com a pressão de custos das tarifas tão bem quanto, ou melhor do que, qualquer outro,” afirmou o CEO Doug McMillon em uma teleconferência com analistas. “Mas, mesmo nos níveis reduzidos, as tarifas mais altas resultarão em preços mais altos.”
Apesar de algumas reduções temporárias de tarifas terem sido anunciadas nesta semana, os aumentos ainda são altos demais, segundo os executivos do Walmart.
“Não conseguimos absorver toda a pressão,” disse McMillon, mas prometeu que a empresa “fará o possível para manter nossos preços o mais baixos possível.”
Minimizar a pressão de custos é especialmente importante quando se trata de alimentos e itens de consumo, categorias em que os executivos afirmam que os consumidores estão sentindo o impacto. A venda de alimentos é um motor financeiro para o varejista — a empresa apontou recentemente essa categoria como um dos principais fatores de crescimento nas vendas comparáveis nos EUA.
Uma das forças do Walmart está nos produtos reabastecíveis, setor em que a empresa afirma ter relações sólidas com fornecedores para responder rapidamente às mudanças de mercado e de políticas. No entanto, um desafio maior virá nos próximos meses, quando a empresa estiver tomando decisões sobre os produtos para feriados como o Halloween e o Natal.
“Como decidir a quantidade e qual número de tarifa usar? A melhor resposta que podemos dar é que temos um plano de vendas,” disse McMillon. “Fizemos algumas suposições sobre tarifas, e vamos trabalhar com nossos fornecedores para ajustar isso. E, se precisarmos correr atrás de mercadorias, vamos correr atrás de algumas mercadorias.”
O varejista destacou sua relação já sólida com negócios locais — mais de dois terços do que é vendido nos EUA é fabricado, montado ou cultivado no país. Quase 60% de seus fornecedores nos EUA são pequenos negócios, e a empresa lançou recentemente a iniciativa “Grow with US” (Cresça com os EUA), que oferece treinamento, mentoria e recursos para empresas nacionais.
Enquanto os impactos das tarifas continuam a se desenrolar, o Walmart segue com suas estratégias de longo prazo, incluindo melhorias nas lojas. No início deste ano, foi inaugurado o primeiro Supercenter em quatro anos, como parte de um plano maior de modernização que envolve investimentos de milhões de dólares.
“As reformas das lojas, especialmente as versões mais recentes, são significativas porque reforçam a mensagem de valor,” disse Neil Saunders, diretor da GlobalData, em comentários enviados por e-mail. “O Walmart não tem intenção de abrir mão ou enfraquecer sua liderança em preços baixos. No entanto, percebeu que, ao melhorar a apresentação visual e os padrões estéticos, e combiná-los com preços baixos, consegue transmitir uma mensagem de valor ainda mais forte.”
Outros investimentos também estão começando a dar resultado: o Walmart nos EUA alcançou pela primeira vez rentabilidade no comércio eletrônico no primeiro trimestre. As vendas online cresceram 27% na rede Sam’s Club.
Imagem: Divulgação
Informações: Kaarin Moore para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo