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Como a IA Generativa está ajudando marcas a lidarem com a “demanda incessante” por conteúdo visual

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Os seres humanos são criaturas visuais; isso é um traço biológico desenvolvido muito tempo atrás, quando ainda vivíamos em cavernas. O mundo mudou bastante desde então, com coisas como eletricidade, supermercados e internet, mas os humanos ainda dependem dos olhos para reunir recursos — embora esse processo tenha se tornado menos sobre caçar e mais sobre simplesmente navegar e selecionar através de conteúdo visual.

Apesar dessas mudanças evolutivas, os humanos ainda processam imagens 60.000 vezes mais rápido do que textos, e quase 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, de acordo com Lilly Hsueh, Vice-Presidente de Gerenciamento de Sucesso do Cliente da solução de gerenciamento de ativos digitais Cloudinary.

Os elementos visuais eram uma parte natural do processo quando as compras eram feitas pessoalmente, mas com o crescimento do e-commerce, eles se tornaram uma tarefa adicional nas listas de afazeres dos varejistas — algo que precisa ser criado, formatado, editado e carregado. É um trabalho essencial (embora difícil), especialmente porque a demanda dos consumidores por conteúdo visual em ecossistemas digitais continua a crescer.

Os benefícios para marcas que atendem a essa demanda por conteúdo visual são impressionantes: 82% dos consumidores relatam ter sido persuadidos a fazer uma compra após assistirem a um vídeo do produto, de acordo com uma pesquisa da Wyzowl, e 90% dos compradores disseram considerar os visuais do produto o fator número um em sua decisão de compra. Na verdade, o comprador médio agora espera ver seis fotos e dois vídeos por produto ao visitar sites de marcas. Isso representa muitos ativos visuais para gerenciar, fato que Hsueh destacou durante a recente série de webinars “Holiday Readiness” da Retail TouchPoints.

“Hoje, somos encarregados de gerar demanda, impulsionar o crescimento, reter clientes, construir lealdade e exercer vantagem competitiva — tudo ao mesmo tempo”, disse Hsueh. “Isso resulta em uma demanda incessante por criar conteúdo visual envolvente em um número crescente de canais de marketing e e-commerce nessa economia digital-first.”

“Seus ativos de imagem e vídeo são os blocos de construção do conteúdo, e o conteúdo é rei — é o intermediário entre sua marca e seus clientes”, acrescentou Hsueh. “O crescimento da sua marca depende da capacidade da sua organização de entregar conteúdo otimizado para canais de marketing e e-commerce o mais rápido possível.”

Como a IA está eliminando o trabalho pesado do gerenciamento de ativos visuais

Diante de todas essas demandas, não é surpresa que 92% dos profissionais de marketing digam estar frustrados com o tempo necessário para transformar suas ideias em realidade — resultado infeliz de gargalos de fluxo de trabalho, custos de busca e recuperação de ativos e dependência de equipes dispersas.

Mas a IA está vindo ao resgate, e, segundo Hsueh, a IA de que todos falamos hoje não é como outras palavras da moda digitais que apareceram e depois sumiram nos últimos anos (blockchain, big data, metaverso, VR — estamos de olho em vocês).

“A IA é, na verdade, um conceito antigo, e o aprendizado de máquina existe há décadas — até mesmo as experiências da Cloudinary são orgulhosamente impulsionadas por IA desde nossa fundação em 2012”, disse Hsueh. “Mas o crescimento que vimos na IA no último ano mostra que, desta vez, é diferente. A IA de que estamos falando hoje, pela primeira vez na história, é amplamente acessível, fácil de usar e aplicável a todas as indústrias e ações. Está ao alcance dos consumidores comuns, e é isso que a torna poderosa.”

À medida que a temporada de festas se aproxima, essas pressões sobre as equipes de marketing e e-commerce só vão aumentar. Soluções impulsionadas por IA, como as da Cloudinary, estão ajudando a reduzir o trabalho manual com ferramentas como:

  • Recorte e expansão automáticos de imagens para atender aos requisitos de formatação de diversos canais;
  • Marcação automática para moderação de conteúdo, permitindo que os ativos sejam encontrados e usados rapidamente; e
  • A capacidade de criar facilmente variações de ativos existentes para campanhas sazonais ou promocionais, com ferramentas que permitem geração de fundo e substituição simples de cores e produtos.

Imagem: Envato
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo

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