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Marketing

Como acompanhar os clientes no pós Black Friday

Especialista traz dicas de como explorar o WhatsApp e redes sociais depois do período de vendas

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Mulher fazendo atendimento ao cliente

Para a Black Friday de 2023, era esperado que os consumidores gastassem mais de 70%. Dessa forma, ter uma estratégia bem planejada pode ser fator crucial para as empresas se destacarem em meio à concorrência e ter impactos positivos a longo prazo. Entretanto, não é apenas o bom desconto que chama a atenção dos consumidores, mas também saber transformar a comunicação em conversão de vendas, é o que defende a CM.com, empresa holandesa líder em comércio conversacional (ConvComm).

Para Glaucia Hora, gerente de Marketing Digital Sênior da CM.com, a utilização de redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, proporcionam abordagens inovadoras para transformar conversas em conversões dentro de um contexto cada vez mais personalizado, principalmente diante de momentos de altas vendas. 

“O marketing conversacional entende a individualidade de cada um e coloca o controle do processo de vendas diretamente nas mãos do cliente. Tudo isso a partir do princípio de dar ao consumidor o que ele deseja e quando deseja. Quando as marcas utilizam as ferramentas adequadas, cada interação é uma oportunidade e cada conversa reflete uma potencial conversão. Por isso, usar dados para entender seu comportamento e ofertar algo de real interesse é imprescindível. Estar atento ao que o cliente deseja é a chave para trazer a conversão, isso inclui prestar atenção no histórico e também nas interações feitas dentro do ecossistema digital da empresa, de modo a criar campanhas mais assertivas de acordo com o interesse do consumidor”, diz a executiva. 

Pensando em ajudar as empresas a potencializar as vendas e conquistar a fidelidade dos clientes, a gerente de Marketing Digital da CM.com separou algumas dicas para a pós Black Friday.

Pós Black Friday

Acompanhar o cliente após as vendas é tão importante quanto a venda em si, pois aumenta sua satisfação e fortalece a reputação da marca. Mensagens de agradecimento são um toque a mais, e reforçam a importância do consumidor para a empresa. Além disso, é crucial mantê-los informados sobre o status dos pedidos, com atualizações regulares por e-mail, mensagens ou notificações.

Para avaliar o desempenho da marca durante a Black Friday, é possível enviar pesquisas de satisfação aos clientes e utilizar as informações recebidas para identificar, também, possíveis pontos de melhoria e entender suas necessidades.

“Muitas empresas enxergam a Black Friday somente como um período para vender mais, contudo, essa é uma oportunidade valiosa para as marcas redefinirem a experiência do cliente. A utilização de tecnologias como IA conversacional, atendimento omnichannel e conversas automatizadas com chatbots, oferecem os insumos necessários para as marcas estabelecerem uma presença proativa e envolvente no universo digital”, finaliza Glaucia.

Imagem: Envato