Connect with us

Operação

Como aproveitar feedbacks do cliente na era da sobrecarga de informações

Published

on

feedbacks do cliente

Os feedbacks do cliente podem impulsionar ou quebrar um negócio. No entanto, a maioria das empresas ainda luta para coletar e usar efetivamente os comentários dos clientes.

De acordo com o Relatório do Landscape CX 2023 da CallMiner, a maioria das equipes ainda coleta principalmente feedback solicitado (71% em 2023 vs. 79% em 2022) de seus clientes. Metade das organizações dizem que falta comunicação eficaz entre os departamentos ao alinhar dados de CX e feedbacks do cliente, e 43% admitem falta de clareza sobre como agir com base nos insights dos dados.

Uma pesquisa da Salesforce confirma que muitas equipes estão lidando com excesso de dados: 33% dos líderes empresariais disseram que não conseguem gerar insights significativos de seus dados e 30% disseram que estavam sobrecarregados pelo volume.

Então, como você consegue se destacar no meio do barulho e usar os feedbakcs do cliente para impulsionar melhorias significativas nos negócios?

Combinando feedback solicitado e não solicitado do cliente

Uma dependência excessiva de feedback solicitado, como pesquisas e avaliações de clientes, negligencia a mina de ouro de feedback não solicitado que você não precisa pedir. O feedback não solicitado – como as conversas que acontecem no seu centro de contato, engajamentos sociais e mais – muitas vezes contém os insights mais acionáveis. Canais como pesquisas, embora valiosos, geralmente se concentram nos pontos altos e baixos — deixando todo um terreno intermediário de feedback não descoberto.

Esses dados não solicitados podem ser aplicados a uma grande variedade de resultados comerciais, desde o treinamento de agentes do centro de contato e melhorias de desempenho até a conformidade com as normas, eficácia de marketing e vendas, até inovação de produtos.

Sem mencionar que o feedback não solicitado pode melhorar suas pesquisas. Por exemplo, você poderia segmentar os dados do centro de contato por clientes que ligaram sobre um tipo específico de produto, para entrevistá-los com perguntas mais direcionadas. Os dois tipos de feedback muitas vezes podem trabalhar em conjunto para fornecer uma visão mais holística do cliente.

Analisar esse feedback em escala é a parte crítica para extrair insights práticos e desbloquear valor para sua equipe.

Desbloqueando valor dos insights do cliente

Como você coleta e analisa o feedback não solicitado sem sobrecarregar sua equipe? É aí que a IA e a automação podem ajudar a identificar os insights mais valiosos. Apesar da disponibilidade de tecnologia, um equilíbrio entre processos automatizados e manuais ainda é elusivo para muitos.

De acordo com o Relatório do Landscape CX da CallMiner, há uma ligeira maior ênfase em tarefas automatizadas (55%) vs. manuais (45%), mas não muito. No entanto, aqueles que automatizam a análise de dados podem usar esses dados para tomar decisões comerciais melhores (61% vs. 51% em organizações onde os processos são mais manuais).

A maioria dos centros de contato hoje realiza monitoramento manual de garantia de qualidade (QA). Os analistas de QA típicos muitas vezes só podem ouvir de três a cinco chamadas aleatórias por agente, por mês – menos de 1% das interações totais. Ao analisar todas as interações, os gerentes de centro de contato podem dar aos agentes uma imagem mais clara do que funciona e do que precisa ser melhorado por meio de fichas de avaliação automatizadas e recomendações de treinamento baseadas em dados. E os resultados são mensuráveis, o que facilita a persuasão de outros para expandir os casos de uso dessa tecnologia para outras áreas.

Soluções comprovadas, como inteligência de conversação baseada em IA, analisam 100% das interações omnicanal com o cliente, em vez da fração de contatos que podem ser analisados manualmente. Começar pequeno com um caso de uso, como QA, é um ótimo caminho para desbloquear valor imediato.

O poder da inteligência de conversação

Integrar feedback solicitado e não solicitado – e analisá-lo em escala – é fundamental para entender verdadeiramente a voz do cliente (VoC). Começando com aplicativos direcionados como QA e gradualmente expandindo o uso da inteligência de conversação pode revelar insights profundos, levando a melhorias interdepartamentais e resultados comerciais inesperados.

Navegar pelas complexidades do feedback do cliente no mundo saturado de dados de hoje não é fácil. Ao focar no feedback não solicitado e alavancar os fluxos de trabalho corretos, você pode desbloquear insights mais profundos que impulsionam mudanças significativas e mensuráveis em toda a organização.

Imagem: Envato
Informações: Retail Dive
Tradução: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *