Franchising
Como encontrar a melhor franquia para investir
Segundo dados da ABF, o número de redes de franquias em operação no país já ultrapassa a casa dos 3 mil
O ramo de franquias é uma ótima opção para investir e começar um negócio. Prova disso é que esse mercado não para de crescer. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que, em 2022, o número de redes de franquias em operação ultrapassa a casa dos 3 mil. Dentre as diversas opções disponíveis no mercado, é importante entender qual a mais adequada para investidor. A Central do Varejo listou alguns fatores a serem considerados antes de entrar nesse mercado e encontrar a melhor franquia.
Pesquise e entenda seu perfil
Há uma infinidade de franquias para investir, por isso é importante entender algumas coisas antes de fazer sua escolha. Conhecer seu perfil para saber qual tipo de negócio é o mais adequado é uma fase importante do planejamento. Aspectos como habilidade de liderar e trabalho em equipe devem ser levados em consideração, bem como as regras de cada instituição. Pode ser interessante também pesquisar sobre as necessidades da praça em que pretende abrir a unidade e qual é a penetração de cada tipo de negócio.
Avalie sua situação financeira
Como qualquer tipo de negócio, é necessário que haja um aporte financeiro para abrir uma franquia. Mas, para além do investimento inicial, é importante considerar alguns pontos como o fluxo de caixa da empresa e quais serão os custos com manutenção, marketing e treinamento de funcionários. Outro fator que muitas vezes passa despercebido é a necessidade de ter uma reserva para se manter antes do negócio começar a dar lucro.
Conheça o mercado
Além de entender sobre a demanda de determinados tipos de franquias, é importante analisar o mercado como um todo. Qual é a situação desse segmento no restante do mundo e como ele se comporta em diferentes regiões? Saber se é um mercado que está em expansão pode ser uma boa maneira de escapar de modismos. Afinal, quem não lembra da febre passageira das paleterias?
Analise o relacionamento com a matriz
Por último, mas definitivamente não menos importante, deve-se entender o suporte oferecido e as regras de cada franquia. Conhecer a empresa e ter contato com outros franqueados pode ser uma boa maneira de solucionar quaisquer dúvidas. Vale também se aprofundar sobre o tipo de apoio dado ao franqueado e se tudo está em conformidade com a legislação — Circular de Oferta de Franquia e registro no Instituto Nacional de Marcas e Patentes, por exemplo, são itens obrigatórios.
Leia também:
Os 10 passos para construir uma rede de franquias de sucesso
Imagem: Freepik