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Inovação

Como plataformas low code melhoram a experiência do cliente

Tecnologia permite criação de apps e softwares mais simples e otimizados para consumidores e empresas

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Pessoa efetuando códigos de programação no computador: low code auxilia programadores e empresas

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Gartner apontou que, até 2024, 65% dos desenvolvimentos de aplicativos e soluções de negócios serão realizados utilizando plataformas low code. Experiências do cliente desenvolvidas com esta abordagem permitem uma criação de interfaces otimizadas, possibilitando uma maior integração e melhorando a satisfação do usuário.

O resultado do levantamento vem em um momento onde as empresas vêm investindo no digital para não correrem o risco de perderem espaço no mercado e falharem em captar novos clientes. Plataformas low code, portanto, auxiliam negócios a potencializar a eficiência e proporcionar experiências personalizadas e otimizadas para os consumidores.

O que é low code?

O low code nada mais é que uma plataforma de desenvolvimento de software que faz uso de poucas codificações no processo de construção de aplicativos. Basicamente, é utilizado o mais básico das linguagens de programação para criar interfaces visuais. Assim, aplicativos móveis ou plataformas de negócios podem ser construídos do zero sem grandes complexidades na montagem.

De acordo com David de Freitas Neto, cofundador e Enterprise Sales Executive da Zeev, que é referência no desenvolvimento de softwares com tecnologia low code, essas plataformas promovem experiências mais assertivas para seus clientes. “Pela sua flexibilidade, versatilidade e personalização, plataformas low-code permitem que as empresas criem aplicativos de processos de maneira ágil e  customizada, sem a necessidade de ter um especialista em programação de códigos, o que traz resultados com alto custo benefício em curto prazo para o negócio”, afirmou.

Essa tecnologia é atrativa para empresas por ser flexível e demandar processos mais simples, possibilitando soluções otimizadas para os clientes. Confira, a seguir, três vantagens trazidas por essa abordagem:

Fidelização do cliente

Como a simplicidade das plataformas low code melhora a experiência do usuário, a adaptação das empresas às necessidades dos consumidores ou às mudanças do mercado é rápida e fluida. Isso garante a fidelização do cliente da marca e faz com que o negócio cresça e se desenvolva.

Criação de aplicações e softwares de forma rápida e baixo custo

O low code possibilita a criação rápida de softwares e aplicativos, a reutilização de interfaces e a adaptação de funcionalidades específicas para usuários internos e externos. Os aplicativos criados com essa tecnologia também demandam menos tempo e, consequentemente, menos custos para serem desenvolvidos, o que auxilia as empresas a otimizar seus investimentos.

Maior produtividade e desenvolvimento acelerado

O tempo de desenvolvimento das soluções deixa de ser um problema quando as empresas investem em plataformas low code. Dessa forma, as necessidades dos usuários são atendidas de forma mais eficiente e rápida, permitindo que novas soluções sejam desenvolvidas em menos tempo, além da incorporação de soluções como a inteligência artificial, que auxilia os colaboradores no processamento de dados.

As plataformas low code, segundo Neto, conseguem resolver problemas de diversos setores das empresas. “É possível ver que a aplicação do low-code tem contribuído diretamente para transformar e evoluir os negócios, além de melhorar a experiência do consumidor. O cliente é um pilar essencial para uma empresa, e é fundamental atender às suas necessidades com serviços organizados e eficientes”, afirma o cofundador da Zeev.

Pessoa efetuando códigos de programação no computador: low code auxilia programadores e empresas

 

Imagem: Envato