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Como vender online: guia completo

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Mulher fazendo compras online com seu cartão; e-commerce, vender online; estratégias de marketing

Vender online tem um potencial imenso: você vende produtos ou serviços para qualquer pessoa, em qualquer lugar, e constrói um negócio lucrativo com o tanto de envolvimento que desejar.

Mas não dá para fazer isso num estalar de dedos: você vai precisar encontrar uma ideia para o seu negócio online, criar um site e muito mais antes de estar pronto para gerar uma renda constante. Felizmente, é aí que este guia entra. A seguir, você encontrará nove passos que precisa seguir para vender online.

9 passos simples para começar a vender online

Encontre um nicho ou ângulo competitivo

Com tantos empreendedores operando suas próprias lojas online, você precisa de algo para diferenciar seu novo negócio. Escolha um nicho que lhe interesse, depois encontre produtos com alta demanda que possa vender dentro dele a um preço alto.

Pesquise seus concorrentes

Quem são seus concorrentes na atenção do seu público-alvo? Encontre-os através de pesquisas competitivas. Analise a estratégia de marketing deles, público e faixas de preço. Use o que estão fazendo bem para inspirar seu próprio negócio de e-commerce.

Avalie sua ideia

Possivelmente a parte mais difícil de vender online é decidir sobre uma ideia de negócio. Seja operando sua loja em casa, no lado de um emprego diário ou como uma saída criativa, encontre uma ideia antes de avançar para a próxima etapa de vendas online.

Escreva um plano de negócios

Você sabe o que está vendendo e contra quem está competindo. Coloque essas informações em um plano de negócios. É um documento que detalha o que sua empresa é, sua declaração de missão, análise competitiva e estratégia de marketing.

Estabeleça seu público-alvo

Seu público-alvo é o tipo de pessoa para quem você vende online. Descubra-os através de pesquisas e análises de concorrentes, e construa uma persona do comprador para direcioná-los.

Realize pesquisas com clientes

Pesquisas com clientes permitem entrar na mente do seu cliente ideal. Realize questionários, testes de usabilidade um-a-um e sessões de feedback em grupo para entender os desejos e necessidades do seu público-alvo.

Analise o público-alvo de um concorrente

Ao começar a vender produtos online, você terá que convencer o público-alvo de um concorrente a comprar de você. Descubra a persona do cliente que eles vendem e se dirigem através da análise competitiva. Destaque a proposição de valor única que o diferencia.

Crie personas do comprador

Personas do comprador são personagens que detalham quem é seu cliente ideal. Inclua neles os pontos problemáticos, interesses, hobbies, dados demográficos e cargo. Consulte-os para garantir que está direcionando as pessoas certas (aquelas mais propensas a comprar) por meio de suas campanhas de marketing.

Decida quais produtos vender

Depois de escolher sua ideia de nicho e o público que pretende atingir, é hora de descobrir qual produto, exatamente, você venderá. Você precisará encontrar um fabricante para este produto ou seguir o caminho da marca própria? Você lançará com um único produto ou uma linha de produtos? Suas escolhas aqui terão um grande impacto na forma como bem-sucedida será sua loja de e-commerce.

Escolha um modelo de negócio

Um modelo de negócio é a estrutura que você usa para vender produtos online. Existem vários modelos para escolher, dependendo de quanto dinheiro você tem para investir, o tipo de produto que está vendendo online e se deseja gerenciar estoque e cumprimento.

Encontre um produto com demanda

Quanto mais demandado for seu produto, mais fácil será encontrar clientes em potencial interessados em comprá-lo. Seja usando dropshipping ou vendendo diretamente aos consumidores, um produto com demanda garante que você não está perdendo tempo promovendo produtos que as pessoas não comprarão.

Precifique seus produtos

Uma margem de lucro alta significa que você compra itens por um preço muito mais baixo do que os vende online. Mas há mais do que simplesmente colocar um valor arbitrário em seus produtos. Sua base de clientes é fortemente influenciada pelo preço. Faça isso corretamente através de pesquisa e análise para evitar afastá-los.

Crie uma loja online

Uma loja online permite que os compradores comprem produtos de você pela Internet usando um navegador da web ou um aplicativo móvel.

Crie páginas essenciais

Assim que tiver um nome de domínio, você vai querer começar a construir as páginas da sua loja.

As pessoas procuram por informações específicas antes de confiar em um varejista online com seu dinheiro. Isso inclui sua página de produto, categoria, sobre página, página de contato e FAQ. Certifique-se de tê-las prontas antes que os compradores online possam procurá-las.

Otimize o processo de checkout

As pessoas abandonam seus carrinhos online por várias razões. Aprofunde-se nas razões mais comuns e corrija-as através da otimização do checkout.

Gerencie o estoque

Você sabe quanto estoque tem disponível para vender? Dominar o gerenciamento de estoque é uma das maiores dificuldades para os varejistas, especialmente se vende coisas online através de vários canais. Encontre um sistema de gerenciamento de estoque que una dados de todos os canais e evite a falta de estoque que pode levar os clientes a um concorrente.

Escolha seus canais de vendas

Um canal de vendas é a plataforma que você usa para vender produtos a compradores online. Aqui está como identificar aqueles que você deveria usar.

Uma loja online

Seu próprio site é uma maneira direta para as pessoas comprarem seus produtos. Não só você manterá margens de lucro altas ao minimizar intermediários, mas também coletará dados do cliente para poder aprofundar o relacionamento e estabelecer bases para futuras personalizações. Saiba exatamente quem está comprando o quê quando o pedido chega através de sua própria loja online.

Marketplaces online

Se sua loja online é como uma loja física independente, vender em um marketplace online é como montar um quiosque em um shopping – uma forma de ganhar exposição para novos públicos além dos seus próprios canais diretos. Estes incluem sites de venda online como Amazon, Etsy, Craigslist, Poshmark, Ruby Lane, Facebook Marketplace, Mercado Livre, OLX, Enjoei, entre outros.

Alcance esses compradores listando seus produtos para venda lá. Apenas tenha em mente que cada plataforma de venda cobra uma taxa de transação quando você faz uma venda. Algumas também podem cobrar uma taxa de listagem. Reduza o risco adicionando um marketplace online como um canal de vendas secundário, não o principal.

Comércio social

Os usuários de mídia social dependem de suas plataformas favoritas para comprar produtos, interagir com marcas e compartilhar recomendações de produtos. Seja ativo nas plataformas favoritas de seus clientes para impulsionar vendas para seu negócio de e-commerce. Você pode vender seu produto em qualquer lugar, desde o Instagram até o TikTok e o Pinterest.

B2B ou atacado

O comércio por atacado acontece quando você vende itens para outro varejista, geralmente em grande quantidade e a um preço mais baixo. É uma boa estratégia para aumentar as vendas sem aumentar os gastos com marketing, entrar em novos mercados com menos risco e alavancar outras marcas para vender seus produtos online. Aqui está como encontrar um marketplace atacadista onde você pode vender seu produto.

Configure o processamento de pagamentos

Um processador de pagamentos permite que você receba o pagamento ao vender online. Ele transfere fundos da conta do seu cliente para sua conta de comerciante, mantendo as informações confidenciais seguras e criptografadas durante o processo.

Pagamentos com cartão de débito/crédito

Cartão de débito ou crédito é o método de pagamento mais popular para compradores online. Aceite cartões de crédito em sua loja online para capturar essas pessoas. Sua plataforma de e-commerce solicita autorização do banco do cliente, que aprova (ou nega) a transação e libera fundos em sua conta de comerciante.

Carteiras digitais

Os clientes podem pagar por compras online sem inserir o número completo do cartão de crédito toda vez. Carteiras digitais, como o Shop Pay, armazenam as informações do cartão de crédito do cliente. Eles podem fazer compras com apenas alguns cliques, minimizando a fricção e aumentando as taxas de conversão.

Escolha seus métodos de envio

Os clientes modernos exigem frete grátis e rápido; muitos abandonariam uma compra online se a entrega não atendesse às suas expectativas. Eles também querem que as marcas sejam mais sustentáveis. Com o aplicativo Planet, os clientes podem escolher uma opção de frete neutra em carbono por entre 3,5¢ e 15¢ por pedido.

Envio nacional

Enviar pedidos online para um cliente no mesmo país é mais barato do que enviar internacionalmente. Dito isso, avaliar diferentes transportadoras, materiais de embalagem e zonas de envio pode reduzir os custos – e, portanto, aumentar suas margens de lucro enquanto melhora a satisfação do cliente.

Envio internacional

Como enviar pacotes para clientes do outro lado do mundo? Com uma estratégia de envio internacional, você pode decidir para onde enviar, as regras e regulamentos desse país e os custos associados de colocar um produto nas mãos de um cliente transfronteiriço.

Atendimento omnichannel

Atendimento ao cliente descreve como você escolhe, empacota e envia pedidos para seus clientes. Escolha gerenciar o atendimento internamente, trabalhar com um fornecedor de dropshipping ou contratar um parceiro de logística terceirizado.

Promova seus produtos

Assim que souber o que está vendendo e como os clientes o receberão, espalhe a palavra sobre seus produtos com uma estratégia de marketing de e-commerce.

Promova nas mídias sociais

Transmita informações sobre seus produtos nas plataformas de mídia social que seu público-alvo está usando. Produza conteúdo de alta qualidade, experimente com imagens e vídeos e interaja regularmente com seguidores. Use recursos de comércio social nativos para compartilhar experiências de compras no aplicativo com usuários sem sair da plataforma.

Execute campanhas publicitárias pagas

A publicidade aumenta as chances de alcançar seu público-alvo. Se você tem um orçamento para investir ou está se mantendo em sites de publicidade gratuitos, crie uma estratégia de publicidade para promover os produtos que está vendendo online.

Melhore continuamente seus serviços

Pessoas com uma mentalidade empreendedora sempre buscam melhorar. Quando estiver pronto para crescer, melhore continuamente as operações de back-end e a variedade de produtos para permanecer competitivo.

Automatize tarefas demoradas

Proprietários de pequenos negócios passam horas trabalhando em seus negócios todas as semanas. Conforme você cresce, automatize tarefas nas quais você gasta mais tempo. Use esse tempo livre em atividades de alto impacto que ajudarão seu negócio a crescer.

Experimente o comércio presencial

Leve seu negócio online para eventos presenciais. Realize uma loja temporária ou use sua loja física como forma de os clientes comprarem online e retirarem os itens na loja.

Dicas para vender online

Crie uma estratégia de marketing de conteúdo

Otimize seu site para a experiência do usuário

Seu site é sua vitrine online e deve ser tão convidativo e fácil de usar quanto uma loja física. Navegação fácil, descrições claras dos produtos, imagens de alta qualidade, tempos de carregamento rápidos e um processo de checkout simples são essenciais para vender produtos online. Um ótimo design de UX pode reduzir as taxas de abandono do carrinho e melhorar as conversões.

Invista em SEO

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é uma estratégia de marketing a longo prazo que aumenta suas chances de aparecer nos resultados de busca do seu público-alvo. Desde pesquisa de palavras-chave até construção de backlinks, siga as práticas de SEO para atrair potenciais clientes que já estão procurando pelos produtos que você vende online.

Parceria com influenciadores

Influenciadores, mesmo micro influenciadores, têm o poder de gerar muitos recursos em vendas online para sua loja virtual. Encontre e faça parcerias com influenciadores na plataforma favorita do seu cliente ideal, seja no Instagram ou TikTok, e aproveite a fidelidade do público deles para fazer vendas.

Inicie uma lista de e-mails

O e-mail é a única linha direta de comunicação que você tem com seus clientes. Incentive as pessoas a se inscreverem na sua lista de e-mails e envie a elas conteúdo regular, como vídeos educacionais ou e-mails de abandono de carrinho.

Ao contrário das plataformas de mídia social que podem restringir seu conteúdo a qualquer momento, o marketing por e-mail significa que você sempre alcançará o lugar virtual mais sagrado dos seus clientes: a caixa de entrada deles.

Ofereça opções de comprar agora, pagar depois

Compre agora, pague depois é um método de pagamento que permite que os compradores paguem suas compras em parcelas. Ative isso na sua loja online por meio de um provedor. Você capturará milhões de pessoas que usam essa alternativa para comprar produtos online.

Use imagens e descrições de alta qualidade

Os clientes não podem tocar fisicamente nos produtos online, então você quer fornecer fotos de alta qualidade de diferentes ângulos e descrições detalhadas. Isso dá aos clientes uma compreensão clara do que estão comprando e pode ajudar a reduzir as devoluções.

Ofereça um excelente atendimento ao cliente

Um atendimento ao cliente superior é um diferencial forte ao vender produtos online. Isso inclui resposta rápida a consultas, devoluções e trocas fáceis e resolução rápida de quaisquer problemas que surjam.

Use prova social (social proof)

Pontos de prova social (social proof), incluindo avaliações de clientes, depoimentos, classificações e conteúdo gerado pelo usuário, são todos críticos nas compras online. Estes são poderosas ferramentas de persuasão para impulsionar compras, já que as pessoas confiam nas experiências e opiniões de outras pessoas.

Crie uma estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo pode servir a múltiplos propósitos:

  • Isso ajuda a construir sua marca.
  • Isso o estabelece como um especialista em sua área.
  • Isso direciona tráfego para seu site.

Você pode aproveitar muitos tipos diferentes de conteúdo: blogs, vídeos, podcasts, newsletters. Qualquer coisa que forneça valor para sua audiência além de simplesmente vender seu produto.

Por exemplo, um varejista de equipamentos fitness poderia criar um blog e um canal no YouTube com rotinas de exercícios, dicas de fitness e conselhos nutricionais.

Esses recursos atraem clientes interessados em fitness, estabelecendo o varejista como uma autoridade confiável. Esse tipo de estratégia de marketing de conteúdo aumenta o engajamento e a fidelidade dos clientes, levando a mais negócios repetidos e indicações.

Mulher fazendo compras online com seu cartão; e-commerce, vender online

Fonte: Shopify

Imagem: Envato

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