E-commerce

Compras online têm maior desaceleração nos EUA em mais de uma década

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Imagem com cesta de compras em cima de teclado de computador, simbolizando o conceito de e-commerce

O setor de comércio eletrônico nos Estados Unidos está passando por seu período mais perturbador em mais de dez anos como resultado da guerra comercial e das políticas tarifárias do presidente Donald Trump, segundo uma nova pesquisa da consultoria AlixPartners. O levantamento aponta quedas acentuadas na atividade de compras online e mudanças nas políticas de envio e devolução, adotadas por empresas para reduzir custos.

De acordo com os dados da AlixPartners, as compras online com entrega em domicílio registraram quedas de dois dígitos, ano a ano, em diversas categorias importantes. Entre os destaques: material de escritório teve queda de 13 pontos percentuais; artigos esportivos, queda de 12 pontos percentuais; e cosméticos, móveis, itens de decoração e eletroeletrônicos de grande porte, cada um com recuo de 10 pontos percentuais.

“Esse é o primeiro recuo generalizado no crescimento de categorias online em mais de uma década”, afirmou Chris Considine, sócio da área de varejo da AlixPartners. O setor de alimentos foi uma das poucas exceções à tendência negativa.

As tarifas têm sido um catalisador para mudanças no comportamento de compra dos consumidores. Segundo a pesquisa, 34% dos entrevistados afirmaram ter adiado compras devido à incerteza sobre preços, enquanto 66% disseram que buscarão opções nacionais se os preços de produtos importados subirem 10%. Além disso, 28% afirmaram ter antecipado compras para evitar custos adicionais de importação.

A pesquisa também revelou que uma minoria significativa (20%) está buscando ativamente “comprar produtos americanos”.

“As tarifas estão influenciando de forma relevante o comportamento do consumidor, provocando mudanças no momento da compra e um possível redirecionamento da demanda para fornecedores nacionais. Os varejistas talvez precisem reavaliar suas estratégias de fornecimento e precificação para permanecerem competitivos”, afirmou Considine.

O levantamento sobre entregas em domicílio no e-commerce foi realizado entre 31 de maio e 3 de junho com consumidores, varejistas e empresas de transporte nos Estados Unidos.

Além do impacto das tarifas nas decisões de compra, os varejistas também enfrentam dificuldades com os custos de devoluções e entregas. A pesquisa mostra aumento na proporção de pedidos devolvidos, ao mesmo tempo em que quase três quartos dos executivos entrevistados afirmaram que o custo por pacote entregue aumentou.

As políticas de envio e devolução estão sendo endurecidas em todo o setor de e-commerce, com maior foco em retirada e devolução em loja física. O comportamento dos consumidores continua fortemente influenciado por frete grátis e entrega no dia seguinte, mas quase metade dos varejistas aumentou o valor mínimo de compra para oferecer frete gratuito ou passou a exigir assinatura de algum programa de fidelidade.

A maioria dos executivos de e-commerce ouvidos pela AlixPartners afirmou que a redução dos custos de entrega na última milha é uma prioridade maior do que melhorias no serviço.

Imagem: Envato
Informações: Lori Ann LaRocco para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo

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