Marketing
Confira 5 dicas para recuperar clientes inativos
Entender os motivos do afastamento, descobrir as preferências e criar estratégias de fidelização são medidas essenciais
No mundo dos negócios, churn é o termo usado para quantificar o número de clientes que deixam de pagar por seus produtos e serviços em um determinado período de tempo. Ou seja, é quando a relação afetiva entre consumidor e vendedor deixa de existir. Contudo, nem sempre clientes inativos entram para essa estatística.
Muitas vezes, a falta de engajamento pode apenas mostrar a perda de relevância da marca para aquele comprador em específico, mas isso não significa que os clientes inativos irão retornar caso você volte a enxergar suas necessidades e prioridades.
Veja algumas dicas para ajudar nessa reaproximação com clientes inativos:
Entenda os motivos
Entender os motivos da inatividade vai permitir fazer ajustes na abordagem de marketing e vendas. Com isso, a empresa será capaz de atender melhor as necessidades desses consumidores e isso aumentar a fidelidade e o engajamento.
Descubra as preferências
Depois de compreender as razões do afastamento, é preciso descobrir as preferências de consumo do seu público. Enxergar o que te faz ser relevante para o cliente e criar ações preventivas é a melhor forma de evitar que o engajamento de sua empresa diminua como tempo.
Crie estratégias de fidelização
Programas de indicação são um ótimo modo de criar longevidade no relacionamento com os clientes. `Por meio do oferecimento de benefícios, o relacionamento com a marca se estreita e os consumidores passam a ser os próprios porta-vozes do negócio.
Segmente a base de clientes
Gerar insights sobre o seu negócio seguindo como base informações que os clientes fornecem traz maior conhecimento sobre a realidade em que o mercado está hoje e gera melhores oportunidades de engajamento Com isso, as empresas podem criar mensagens personalizadas e oferecer produtos e serviços específicos para um grupo de clientes
Faça ações personalizadas
Por ser uma estratégia voltada para o ciclo de vida do consumidor, o objetivo é impulsionar o relacionamento dele com a marca em toda a sua jornada. Esse tipo de contato permite identificar quais as necessidades daquele momento e garantir ao cliente uma experiência personalizada.
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