• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Consumo das famílias tem o pior ano desde o início da pandemia
Advertisement

Economia

Brasileiros reduzem gastos, mas mantêm compras em datas comemorativas

Economia

Contratações temporárias sobem 81% antes da Black Friday

Economia

Mercado revisa para baixo estimativas de inflação nos próximos anos

Economia

Vendas no varejo variam 0,2% em agosto

Economia Operação

Varejo físico tem alta de 2,1% em setembro

Economia Operação

Pequenos varejistas dos EUA enfrentam o Natal mais desafiador em anos

Economia

Varejo brasileiro recua 0,5% no terceiro trimestre

Economia

China alerta os EUA sobre possível retaliação após ameaça de tarifas de 100% feita por Trump

Economia

Preço dos ovos recua e consumidor amplia compras

Economia

Consumo das famílias tem o pior ano desde o início da pandemia

Segundo estudo da IPC Maps, famílias gastarão R$6,7 trilhões ao longo deste ano, aumento real de 1,5% em relação a 2022

Publicado

2 anos atrás

on

13 de junho, 2023

Por

Redação

De acordo com dados e estimativas de economistas, o consumo das famílias no Brasil está mais fraco este ano em comparação com 2022, e espera-se que continue com uma reação limitada até o final de 2023. A pesquisa IPC Maps prevê que as famílias gastarão cerca de R$6,7 trilhões ao longo deste ano, um aumento real de 1,5% em relação a 2022. Se essa previsão se confirmar, será a pior variação do consumo das famílias desde o início da pandemia em 2020, quando houve uma queda de 4,6%, e representará apenas cerca de um terço do crescimento observado no ano passado, quando o consumo das famílias aumentou 4,3% dentro do PIB.

Essa estimativa está em linha com as análises de especialistas da Ativa Corretora, do Banco BV e da Fundação Getulio Vargas (FGV) entrevistados pelo Valor. Esses economistas projetam um crescimento do consumo das famílias dentro do PIB de menos de 2% até o final de 2023. Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing, comentou que o contexto macroeconômico em 2023 não é favorável ao consumo, devido à inflação persistente e ao crédito mais caro e restrito.

Pazzini ressaltou que os sinais até agora indicam que o ritmo de consumo é muito diferente dos anos anteriores, quando houve uma recuperação do mercado interno após a crise causada pela pandemia. Ele destacou que a proporção do consumo das famílias dentro do PIB diminuiu de 62,89% em 2020 para 60,97% em 2021, a menor parcela desde 2011. No entanto, essa fatia aumentou para 63,07% no ano passado.

Os especialistas apontam vários fatores que contribuem para o enfraquecimento do consumo das famílias. O primeiro e mais relevante é a inflação, que reduz o poder de compra das pessoas, mesmo com o reajuste salarial. Além disso, há restrições de crédito e as famílias estão com menos poupança, uma vez que a utilizaram durante os momentos mais difíceis da crise da Covid-19.

Para os economistas, é cedo para afirmar uma piora mais acentuada, mas indicam que os dados recentes refletem um ímpeto fraco de consumo. A melhora mais significativa no consumo só é esperada a médio e longo prazos. Mesmo que o Banco Central reduza a taxa básica de juros (Selic), isso levará tempo para ter impacto na economia. Além disso, o alto nível de endividamento das famílias limita o espaço no orçamento para novas compras. As projeções da FGV antes da divulgação do PIB do primeiro trimestre indicam um crescimento econômico de 0,8% em 2023, com um aumento de 0,5% no consumo das famílias.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Atraso no balanço da Americanas afeta plano de Recuperação Judicial

Não perca

Lojasmel cresce com aposta em marca própria de produtos da China

Continue Reading

Você pode gostar

  • moda circular moda circular

    Privalia e Instituto Dona de Si lançam ação de moda circular durante a Black Friday

  • Botoclinic Botoclinic

    Botoclinic inaugura Casa conceito na Avenida Brasil

  • Kecia Steelman, CEO da Ulta Kecia Steelman, CEO da Ulta

    NRF 2026: Kecia Steelman, CEO da Ulta Beauty, destaca o poder da liderança centrada em pessoas e inovação

  • Labubu Labubu

    Sucesso do Labubu perde força e ações da Pop Mart caem 9%

  • pequenos; festas pequenos; festas

    Confiabilidade é fator decisivo para o sucesso das vendas online no período de festas

  • Piccadilly Piccadilly

    Piccadilly inaugura primeira loja no novo modelo de franquias

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
moda circular
Comportamento5 horas atrás

Privalia e Instituto Dona de Si lançam ação de moda circular durante a Black Friday

Botoclinic
Operação7 horas atrás

Botoclinic inaugura Casa conceito na Avenida Brasil

Kecia Steelman, CEO da Ulta
NRF202622 horas atrás

NRF 2026: Kecia Steelman, CEO da Ulta Beauty, destaca o poder da liderança centrada em pessoas e inovação

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.