• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Economia

Consumo das famílias tem o pior ano desde o início da pandemia
Advertisement

Economia

Mercado financeiro reduz projeções de inflação e eleva expectativa de crescimento do PIB

Economia

Balanço COP30: o varejo como agente de mudança socioambiental

Economia

IGet registra avanço na atividade de varejo e serviços em novembro

Economia

PIB do Brasil cresce 0,1% no terceiro trimestre, aponta IBGE

Economia

Ibovespa supera 161 mil pontos pela primeira vez

Economia

Boletim Focus aponta redução na estimativa de inflação para 2025

Economia

Prévia de novembro coloca finalmente inflação dentro da meta do governo

Economia

Lula sanciona isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Economia

84% das pessoas devem aproveitar os descontos da Black Friday deste ano

Economia

Consumo das famílias tem o pior ano desde o início da pandemia

Segundo estudo da IPC Maps, famílias gastarão R$6,7 trilhões ao longo deste ano, aumento real de 1,5% em relação a 2022

Publicado

2 anos atrás

on

13 de junho, 2023

Por

Redação

De acordo com dados e estimativas de economistas, o consumo das famílias no Brasil está mais fraco este ano em comparação com 2022, e espera-se que continue com uma reação limitada até o final de 2023. A pesquisa IPC Maps prevê que as famílias gastarão cerca de R$6,7 trilhões ao longo deste ano, um aumento real de 1,5% em relação a 2022. Se essa previsão se confirmar, será a pior variação do consumo das famílias desde o início da pandemia em 2020, quando houve uma queda de 4,6%, e representará apenas cerca de um terço do crescimento observado no ano passado, quando o consumo das famílias aumentou 4,3% dentro do PIB.

Essa estimativa está em linha com as análises de especialistas da Ativa Corretora, do Banco BV e da Fundação Getulio Vargas (FGV) entrevistados pelo Valor. Esses economistas projetam um crescimento do consumo das famílias dentro do PIB de menos de 2% até o final de 2023. Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing, comentou que o contexto macroeconômico em 2023 não é favorável ao consumo, devido à inflação persistente e ao crédito mais caro e restrito.

Pazzini ressaltou que os sinais até agora indicam que o ritmo de consumo é muito diferente dos anos anteriores, quando houve uma recuperação do mercado interno após a crise causada pela pandemia. Ele destacou que a proporção do consumo das famílias dentro do PIB diminuiu de 62,89% em 2020 para 60,97% em 2021, a menor parcela desde 2011. No entanto, essa fatia aumentou para 63,07% no ano passado.

Os especialistas apontam vários fatores que contribuem para o enfraquecimento do consumo das famílias. O primeiro e mais relevante é a inflação, que reduz o poder de compra das pessoas, mesmo com o reajuste salarial. Além disso, há restrições de crédito e as famílias estão com menos poupança, uma vez que a utilizaram durante os momentos mais difíceis da crise da Covid-19.

Para os economistas, é cedo para afirmar uma piora mais acentuada, mas indicam que os dados recentes refletem um ímpeto fraco de consumo. A melhora mais significativa no consumo só é esperada a médio e longo prazos. Mesmo que o Banco Central reduza a taxa básica de juros (Selic), isso levará tempo para ter impacto na economia. Além disso, o alto nível de endividamento das famílias limita o espaço no orçamento para novas compras. As projeções da FGV antes da divulgação do PIB do primeiro trimestre indicam um crescimento econômico de 0,8% em 2023, com um aumento de 0,5% no consumo das famílias.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Atraso no balanço da Americanas afeta plano de Recuperação Judicial

Não perca

Lojasmel cresce com aposta em marca própria de produtos da China

Continue Reading

Você pode gostar

  • Mulher fazendo pagamentos com NFC; Banco Central, pix, drex, open finance; EVP; carteiras digitais Mulher fazendo pagamentos com NFC; Banco Central, pix, drex, open finance; EVP; carteiras digitais

    Um terço dos consumidores gasta mais ao usar carteiras digitais, aponta pesquisa

  • Marketplace B2B Marketplace B2B

    Marketplace B2B: o que é e por que o varejo deveria acompanhar esse movimento

  • Target SoHo Target SoHo

    Target inaugura loja conceito em SoHo com foco em curadoria de beleza e moda

  • Carrefour Carrefour

    Carrefour abrirá unidade Express no Aeroporto de Congonhas em 2026

  • Casas Bahia Casas Bahia

    Casas Bahia distribui cupons de desconto próximos às lojas no dia 12.12

  • tokenização; tecnologias digitais; transformação; varejo global tokenização; tecnologias digitais; transformação; varejo global

    NRF 2026: expectativas, direções e as (boas) escolhas do varejo global

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Mulher fazendo pagamentos com NFC; Banco Central, pix, drex, open finance; EVP; carteiras digitais
Operação36 minutos atrás

Um terço dos consumidores gasta mais ao usar carteiras digitais, aponta pesquisa

Marketplace B2B
E-commerce2 horas atrás

Marketplace B2B: o que é e por que o varejo deveria acompanhar esse movimento

Target SoHo
Design3 horas atrás

Target inaugura loja conceito em SoHo com foco em curadoria de beleza e moda

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.