Comportamento
Consumo de cervejas sem álcool e menos calóricas cresce no Brasil, aponta estudo
A produção e o consumo de cervejas sem álcool e com menos calorias registraram forte expansão no país. De acordo com o Anuário da Cerveja 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária, a fabricação de cervejas zero álcool sextuplicou em relação ao ano anterior. O levantamento também indica aumento nas vendas de bebidas com menor teor alcoólico, menos calóricas e com atributos funcionais, acompanhando um movimento de consumo mais consciente.
Empresas do setor confirmam o avanço. A Ambev informou que seu portfólio de “balanced choices”, que reúne opções zero e de menor teor alcoólico, sem glúten e com menos calorias, cresceu 65% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior. A categoria de cervejas sem álcool, que inclui Corona Cero, Bud Zero e Brahma 0,0%, teve alta de 20% em vendas no período.
Segundo Gustavo Castro, diretor de Estratégia e Insights da Ambev, “a cerveja é muito mais do que uma bebida: faz parte da nossa cultura. É o brinde à conexão entre as pessoas, aos laços sociais e, portanto, está presente nas celebrações, nos momentos compartilhados, na variedade de ocasiões de consumo, estilos e aspectos sociais.”
Ele afirmou ainda que “a cerveja é a bebida mais versátil para moderar sem abrir mão do sabor e da diversão, sendo apreciada em diferentes contextos sociais devido ao seu menor teor alcoólico em comparação com outras bebidas alcoólicas, o que permite ao consumidor aproveitar os momentos por mais tempo de forma ‘cool’.”
Castro explicou que o crescimento da categoria está ligado aos investimentos em tecnologia e inovação. “Os resultados refletem os esforços e investimentos da cia nos últimos anos para tornar sua produção mais tecnológica e inovadora. Hoje, a cerveja zero álcool, por exemplo, se aproxima muito mais da versão regular do que há 10 anos”, disse. Ele destacou ainda que “com Corona Cero, Bud Zero e Brahma 0,0%, o consumidor tem sempre uma zero para chamar de sua”.
A popularização das cervejas zero também ampliou as ocasiões de consumo. “Observamos o crescimento no mercado nacional das bebidas zero álcool, alternativas para quem não quer ingerir álcool ou então deseja alternar a ‘zero’ com bebidas alcoólicas, uma forma de equilibrar ou simplesmente curtir com moderação”, afirmou Castro. Segundo ele, “na última década investimos mais de R$ 1,4 bilhão em iniciativas de Consumo Responsável.”
As versões sem álcool têm ganhado destaque em ações de marketing e eventos. A Bud Zero esteve presente em eventos esportivos e musicais, como NFL Brasil, Lollapalooza e Mada. A Corona Cero intensificou sua presença com campanhas como a parceria com a marca FARM Rio e apoio a torneios como os Jogos Olímpicos, a Liga Mundial de Surf (WSL) e a Semana Internacional de Vela. Já a Brahma 0,0% integra a campanha Sociedade Anônima Brahma (SAB), que destina parte do valor das compras feitas pelo aplicativo Zé Delivery a clubes de futebol.
Castro afirmou que “essa busca por um estilo de vida equilibrado é uma oportunidade para os nossos negócios, pois a cerveja é versátil, com opções que têm menor teor alcoólico, menos calorias ou até sem glúten.” Ele acrescentou que “oferecer opções de cerveja a partir de um profundo conhecimento das necessidades dos consumidores é fundamental” e destacou que a Ambev realiza estudos para compreender as percepções e interesses do público brasileiro.
Imagem: Divulgação
