Economia
Dia das Mães deve movimentar R$15 bi no varejo paulista
O Dia das Mães deve movimentar cerca de 50,7 milhões de consumidores no estado de São Paulo, conforme estima a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), em parceria com CNDL e SPC Brasil. A data é considerada a segunda mais importante para o varejo — atrás apenas do Natal —, e deve movimentar R$ 15,1 bilhões no comércio neste ano.
Apesar de as estimativas serem positivas, a expectativa é que o faturamento seja R$ 2 bilhões menor que ano passado. Ainda assim, o cenário ainda é considerado positivo pelos lojistas, principalmente pela elevada intenção de compra de 78% dos consumidores, que devem adquirir ao menos um presente para a ocasião. Entre os principais presenteados estão as mães (77%), sogras (18%) e esposas (17%).
O presidente da FCDL-SP, Mauricio Stainoff, destaca que o Dia das Mães é uma data emocional que impulsiona o consumo, mesmo em um cenário econômico desafiador. “É um momento de conexão afetiva, que mexe com o coração do consumidor. Por isso, mesmo com inflação e juros altos, muitos ainda optam por comprar presentes para demonstrar carinho. O lojista que souber trabalhar bem a vitrine, oferecer boas condições de pagamento e investir em atendimento vai sair na frente”, afirma.
Ticket Médio no dia das mães
Cada consumidor deve gastar cerca de R$298 em São Paulo, sendo que 39% esperam gastar mais que em 2024; 37% o mesmo valor e 16% um valor consideravelmente menor.
Apesar da elevada intenção de gastar mais, há sinais de alerta: 32% dos entrevistados estão com contas em atraso, e 13% admitem que podem deixar de pagar alguma conta para comprar presentes. Além disso, 27% reconhecem que costumam gastar mais do que podem nesta data.
“É importante que todos tenham consciência do seu orçamento. A emoção do momento não pode se sobrepor ao planejamento financeiro da família. Presentear é um gesto bonito, mas não deve virar uma dívida impagável. Uma alternativa é compartilhar o custo do presente com outros familiares”, orienta Stainoff.
Presentes mais buscados
Entre os presentes mais buscados para as mães este ano estão os perfumes (47%); roupas, calçados e acessórios (41%); cosméticos (26%); chocolates (23%); e flores (19%). Em média, o levantamento aponta que cada consumidor deverá comprar dois presentes.
Apesar do crescimento das compras digitais, as lojas físicas são as preferidas dos paulistas, com 80% dos entrevistados declarando que pretendem adquirir os presentes presencialmente. Os shoppings (32%), centros comerciais populares (19%) e lojas de departamento (17%) estão entre os locais mais mencionados. No ambiente digital, 45% pretendem fazer ao menos uma compra online.
Escolhas na hora de comprar
Diante do cenário econômico mais desafiador, o levantamento revela que 79% dos consumidores devem pesquisar preços antes da compra, utilizando a internet como principal ferramenta. Além disso,a forma de pagamento mais comum será o PIX (46%), seguido do cartão de débito (23%) e cartão de crédito parcelado (31%). Entre os que vão parcelar, a média será de quatro vezes.
“O varejo tem uma ótima oportunidade de estreitar laços com os consumidores ao oferecer opções criativas e acessíveis, que respeitem os limites do orçamento familiar sem perder o simbolismo da ocasião”, finaliza Stainoff.
Imagem: Sushmita Nag/Pixabay