Comportamento

Diante de tarifas, americanos consideram maior uso do BNPL

Publicado

on

BNPL

O uso de serviços do tipo compre agora, pague depois (BNPL, na sigla em inglês) deve crescer entre os consumidores americanos, caso tarifas afetem os preços de produtos.

Segundo uma nova pesquisa da CouponBirds, mais da metade (52%) dos consumidores já utilizaram opções de financiamento flexível, com destaque para os consumidores mais jovens (66% da Geração Z e 48% dos millennials). Entre os usuários do BNPL, quase sete em cada dez (68%) afirmaram que provavelmente aumentariam o uso caso as tarifas elevem os preços.

Mais de um quarto (27%) dos entrevistados disseram que é “muito provável” que aumentem o uso dessas opções se os preços subirem, enquanto 41% afirmaram que isso é “algo provável”. Mesmo entre aqueles que nunca utilizaram programas do tipo compre agora, pague depois, 43% disseram que considerariam essa alternativa diante de aumentos significativos de preços causados por tarifas.

Cada vez mais, programas de BNPL estão sendo utilizados para suprir necessidades básicas. A CouponBirds constatou que membros da Geração Z (51%) e da Geração X (24%) lideram entre os que usam esses serviços para financiar custos com saúde, em forte contraste com os baby boomers, com apenas 12%. No total, 42% dos usuários do BNPL afirmaram ter utilizado o serviço para tornar despesas médicas mais acessíveis.

Embora 24% de todos os usuários relatem usar esse tipo de financiamento para pagar aluguel, hipoteca ou contas de serviços públicos, esse número sobe para 32% entre os membros da Geração Z e para 19% entre os millennials.

Com o aumento do uso, surgem também os pagamentos pendentes. De acordo com a pesquisa, mais da metade (51%) dos usuários da Geração Z deixou de pagar pelo menos uma parcela no último ano, número significativamente maior do que entre os millennials (41%), os membros da Geração X (32%) e os baby boomers (18%). Entre os membros da Geração Z que atrasaram pagamentos, 38% relataram ter perdido mais de uma parcela. Já entre aqueles que ganham menos de US$ 50 mil por ano, a probabilidade de atraso é quase o dobro da registrada entre os consumidores de renda mais alta.

Entre todos os usuários de compre agora, pague depois, 66% disseram estar “muito confiantes” em sua capacidade de quitar os pagamentos, enquanto 27% afirmaram estar “um pouco confiantes” e 5% disseram ter pouca confiança.

“Se o modelo compre agora, pague depois representa uma verdadeira inovação nas finanças do consumidor ou um sinal de alerta para problemas econômicos mais profundos pode depender, em grande parte, de como os fornecedores equilibram o crescimento com práticas de crédito responsáveis — especialmente à medida que expandem sua atuação para bens e serviços essenciais”, observou a CouponBirds.

A CouponBirds entrevistou 2.068 adultos nos Estados Unidos entre os dias 24 e 25 de abril de 2025. A média de idade dos participantes foi de 38,7 anos.

Leia também: InsightZ #35: Compre agora, pague depois: Por que a Geração Z adota o BNPL em massa

Imagem: Envato
Informações: Zachary Russell para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *