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Digitalização do B2B: 7 práticas para o sucesso

Especialista em meio de pagamento para varejistas e fornecedores explica como as vendas podem ser potencializadas com práticas eficientes e modernas

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Antigamente, o cenário para começar um novo negócio era mais engessado, simplesmente pelo fato de não se ofertar tantas possibilidades. As soluções financeiras dispostas aos empreendedores eram limitadas e ficavam centralizadas nas mãos de poucas companhias. Porém, com os avanços tecnológicos, muitas novas oportunidades surgiram, e quem deu um grande salto foi o setor financeiro para o mercado B2B. Isso foi impulsionado pelas recentes regulamentações do Banco Central, que permitiram a descentralização dos bancões, tornando as fintechs cada vez mais especializadas em soluções específicas. Nesse sentido, olhando para a digitalização do B2B, o especialista da fintech Tino, Luis Eduardo Cascão, dá seis dicas para as empresas terem sucesso em sua jornada.

Ele, que é Co-Founder da iniciativa, conta que criou a empresa para tirar a complexidade do mercado de e-commerce, já que ele triangula três stakeholders: os fornecedores, plataformas e os varejistas. A fintech é uma solução com modelo de concessão de crédito e oferta um método de pagamento para compras a prazo sem precedentes, re-definindo as jornadas de compra online e offline para impulsionar as vendas dos fornecedores.

7 passos para a digitalização do B2B

1. Diversifique os métodos de pagamento

Partindo da premissa que é quase impossível vender mais sem se adaptar às atuais tendências que regem o comércio e o varejo — a migração para o mundo digital veio para ficar. Por isso, oferecer várias opções de pagamento é uma forma de atender às diferentes preferências dos clientes para evitar a perda da venda. Além dos métodos tradicionais, outras soluções digitais estão se tornando cada vez mais populares e facilitam as transações.

2. Ofereça acesso facilitado ao crédito e ao capital de giro

Ao vender mais, para viabilizar o crescimento do negócio e aproveitar oportunidades de investimento, é importante criar uma estratégia que permita acesso a crédito ou capital de giro. Apesar do tema complexo, a solução pode ser simples quando se tem um parceiro como o Tino. Com uma única linha de código incorporada na plataforma de vendas dos fornecedores, Tino apresenta um modelo de limite de crédito e experiência de pagamento, garantindo 100% do valor das vendas, com redução de custos e aumento da conversão e do ticket médio.

3. Encontre oportunidades de aumentar as vendas através de casos de uso específicos e importantes

Maximize a rentabilidade da carteira de clientes desde a aquisição até a retenção. Facilite a aprovação rápida de crédito para atrair novos clientes, eliminando barreiras de entrada e aumentando as chances de conversão. Ofereça aumentos graduais de limite, especialmente em sazonalidades, para manter os clientes satisfeitos e incentivar a fidelização. Disponibilize crédito para clientes que normalmente não receberiam, ampliando a base de clientes e aumentando as vendas de forma estratégica.

4. Multicanalidade

Essa flexibilidade facilita as transações em diferentes contextos, proporcionando conveniência tanto para o cliente quanto para o vendedor e aumentando as oportunidades de vendas. Imagine ter uma opção que pode ser utilizada tanto no checkout quanto na mão do vendedor, através de link de pagamento, facilitando as transações em diferentes contextos.

5. Soluções antifraude

Diferente do offline, no online as fraudes são bem mais comuns, por isso é necessário se precaver. Certifique-se que as escolhas de pagamento que oferecerá aos clientes tenha embutido sistemas antifraudes, afinal, isso garante menos risco ao negócio, tanto em relação a inadimplência quanto a fraude de fato.

6. Controle de estoque

Gerir de maneira eficiente as mercadorias é fundamental para garantir que você tenha o necessário no momento certo e para evitar desperdícios. Implementar boas práticas pode parecer desafiador, mas os benefícios a longo prazo compensam o investimento. Considere adotar tecnologias de rastreamento, sistemas de gestão de inventário e treinamento contínuo para a sua equipe, garantindo assim um controle de estoque eficiente e dinâmico.

7. Mantenha uma boa reputação

Este é um ativo valioso para o crescimento do negócio. Além de oferecer produtos de qualidade, é fundamental manter um bom relacionamento com os clientes, fornecedores e outros parceiros. Uma reputação positiva pode influenciar diretamente a percepção do mercado sobre a sua empresa, facilitando a atração de novos clientes e fidelizando os existentes. Investir em estratégias de marketing para construir e manter uma imagem positiva da sua marca também é positivo e pode ajudar a comunicar os valores da sua empresa e destacar as qualidades.Ao seguir estas dicas, você estará no caminho certo para o sucesso na digitalização do seu negócio B2B. Aproveite as ferramentas e soluções inovadoras do mercado para otimizar seus processos, impulsionar as vendas e conquistar novos clientes.

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Imagem: Freepik

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