Colunistas

Empreendedorismo e franquias: franqueado também é empreendedor?

Publicado

on

Empreendedorismo

Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem. Uma variação comum dessa pergunta é: “Posso empreender com uma franquia?”. Para as duas, a resposta é sim. Aliás, costumo dizer que começar a empreender por meio do modelo de franquias pode ser muito interessante, porque é uma maneira de adquirir conhecimento.

Os conceitos de franqueado e empreender são diferentes. Mas eles possuem características que se complementam.

As duas modalidades envolvem a gestão de um negócio. As diferenças entre ambos estão na abordagem e estruturação. Por isso, hoje o assunto é empreendedorismo e franquias. Entenda comigo essa relação e suas diferenças. O que conecta um ao outro e o que diferencia esses conceitos?

Empreendedorismo

De acordo com o Sebrae, mais de 93 milhões de brasileiros estão envolvidos com o empreendedorismo. Basicamente, este é um trabalho que consiste na criação e gestão de um novo negócio para a obtenção de lucro e atendimento a uma certa demanda do mercado.

O empreendedor é o responsável pelo negócio e precisa estar preparado para identificar as oportunidades do segmento escolhido. Ao abrir uma empresa, ele assume riscos e tem liberdade para tomar suas próprias decisões. É preciso ter criatividade, resiliência, visão estratégica, muito conhecimento do mercado e da concorrência.

Muitas vezes, empreender significa transformar uma ideia de negócio em realidade, o que implica riscos muitas vezes, grandes. Afinal, começa-se do zero, com a criação de um produto ou serviço inovador, ou pode-se aproveitar nichos de mercado pouco explorados. O empreendedorismo é uma opção para quem busca flexibilidade e autonomia.

Franquias

Empreendedorismo

Já as franquias são um modelo de negócio que já foi testado e obteve sucesso anteriormente. Afinal, uma marca franqueada visa expansão sustentada, com manutenção de um padrão já atingido, com o objetivo de criar uma rede. Quem empreende nessa modalidade tem a vantagem de trabalhar com algo que já experimentou e conhece, além de contar com know-how e a estrutura do franqueador.

O franqueado, então, passa a gerir uma unidade seguindo os padrões e diretrizes estabelecidos pela matriz. Para isso, ele paga uma taxa, chamada taxa de franquia, e royalties (cada franquia tem o seu sistema). Além de ter o direito de operar uma marca já consolidada no mercado, ainda recebe suporte, treinamentos e pode contar com uma equipe dedicada a desenvolver o marketing geral. Essa é uma das razões pelas quais, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor cresceu 13,8%, faturando R$ 240,6 bilhões.

Diferenças entre empreendedorismo e franquias

Empreendedorismo

As principais diferenças entre o empreendedorismo e as franquias estão atreladas aos possíveis riscos. O empreendedor que abre um negócio individual tem mais riscos para investir porque ainda precisará validar o seu negócio. Clientes deverão ser conquistados, independentemente do cenário econômico.

Já quem investe em franquias pode contar com um conceito já estruturado e aprovado pelo público. Embora os desafios locais e operacionais existam para qualquer tipo de investidor, nas franquias as resoluções são mais rápidas porque a marca “caminha sozinha”.

Qual é a melhor opção?

A melhor opção entre empreendedorismo e franquias depende do perfil do investidor e dos projetos que possui. Quem tem perfil inovador e criativo e está disposto a correr riscos, pode arriscar no empreendedorismo com uma marca própria. Pessoas assim são atraídas pela liberdade de arriscar e criar uma marca do zero.

No entanto, quem prefere trabalhar sobre um alicerce, comandando um negócio já estruturado e com menos riscos, deve investir em uma franquia. Esse modelo é indicado para quem busca previsibilidade e suporte.

Tanto o empreendedorismo quanto as franquias são abordagens possíveis para quem deseja investir em um negócio próprio. Porém, cada modalidade tem suas peculiaridades. O que vale é trabalhar com a que mais condiz com o seu objetivo de negócio, recursos e perfil de trabalho. É preciso estar seguro para tomar qualquer decisão.

Imagens: iStock


(*) Alexandre Goto é sócio-fundador da Dennova Marketing, empresa especializada em Marketing Digital para Expansão de Franquias, e do Portal Elup, um sistema SaaS voltado para a comunicação, gestão de fluxos e automação de processos entre Franqueadoras e Franqueados. Com MBA em Analytics e Inteligência Artificial pela FIA Business School, Alexandre atua há mais de 12 anos no mercado de franquias e é o atual Coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF (Associação Brasileira de Franchising), contribuindo ativamente para a inovação no setor.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *