Inovação
Empresas com propósito claro têm até 63% mais chances de crescer de forma sustentável

Um estudo divulgado pela consultoria McKinsey em 2024 revela que empresas que mantêm uma atuação alinhada a um propósito declarado e praticado têm até 63% mais chances de alcançar um crescimento sustentável no longo prazo. A pesquisa, realizada com mais de mil companhias em 14 países, analisou a relação entre alinhamento cultural, engajamento de equipe e desempenho financeiro.
Carla Martins, vice-presidente do SERAC, afirma que os dados demonstram um fenômeno recorrente no ambiente corporativo, que são os negócios sem clareza de propósito. Estes perdem competitividade, enfrentando maior rotatividade e têm dificuldade em atrair talentos e consumidores.
Para Carla o propósito organizacional deve estar no centro da cultura empresarial e da estratégia de crescimento. “Empresas que não conseguem responder com clareza à pergunta ‘por que existimos?’ tendem a operar no piloto automático, com decisões desconectadas da sua identidade e sem uma visão de futuro consistente”, afirma a especialista.
O estudo da McKinsey ainda revelou que organizações com forte senso de propósito apresentaram aumento de até 47% na retenção de talentos e de 55% na fidelização de clientes. O impacto é direto na linha de resultados: “Quando o propósito é claro e bem comunicado, ele se torna um guia para tomada de decisões, atrai pessoas alinhadas com os mesmos valores e promove uma cultura de pertencimento e engajamento”, complementa.
A importância do impacto da cultura organizacional na performance empresarial não é apenas ter uma frase bonita no site. É garantir que ele esteja presente nas metas, nos rituais de equipe e nas conversas do dia a dia. “Quando isso acontece, o negócio se torna mais adaptável, atrativo e eficiente”, pontua a vice-presidente do Serac.
O alerta também serve para empresas em processo de escalada. Segundo a executiva, muitos negócios perdem a essência justamente no momento em que mais precisam de coerência estratégica. “O crescimento desorganizado, sem propósito, pode gerar uma estrutura inflada, desconectada da base que deu origem à empresa. Crescer exige consistência, e isso só é possível com um norte bem definido”.
Imagem: Freepik