Inovação

Empresas com propósito claro têm até 63% mais chances de crescer de forma sustentável

Publicado

on

ESG, homem empilhando blocos com esse conceito

 

ESG, homem empilhando blocos com esse conceito

Um estudo divulgado pela consultoria McKinsey em 2024 revela que empresas que mantêm uma atuação alinhada a um propósito declarado e praticado têm até 63% mais chances de alcançar um crescimento sustentável no longo prazo. A pesquisa, realizada com mais de mil companhias em 14 países, analisou a relação entre alinhamento cultural, engajamento de equipe e desempenho financeiro. 

Carla Martins, vice-presidente do SERAC, afirma que os dados demonstram  um fenômeno recorrente no ambiente corporativo, que são os negócios sem clareza de propósito. Estes perdem competitividade, enfrentando maior rotatividade e têm dificuldade em atrair talentos e consumidores. 

Para Carla o propósito organizacional deve estar no centro da cultura empresarial e da estratégia de crescimento. “Empresas que não conseguem responder com clareza à pergunta ‘por que existimos?’ tendem a operar no piloto automático, com decisões desconectadas da sua identidade e sem uma visão de futuro consistente”, afirma a especialista.

O estudo da McKinsey ainda revelou que organizações com forte senso de propósito apresentaram aumento de até 47% na retenção de talentos e de 55% na fidelização de clientes. O impacto é direto na linha de resultados: “Quando o propósito é claro e bem comunicado, ele se torna um guia para tomada de decisões, atrai pessoas alinhadas com os mesmos valores e promove uma cultura de pertencimento e engajamento”, complementa.

A importância do impacto da cultura organizacional na performance empresarial não é apenas ter uma frase bonita no site. É garantir que ele esteja presente nas metas, nos rituais de equipe e nas conversas do dia a dia. “Quando isso acontece, o negócio se torna mais adaptável, atrativo e eficiente”, pontua a vice-presidente do Serac.

O alerta também serve para empresas em processo de escalada. Segundo a executiva, muitos negócios perdem a essência justamente no momento em que mais precisam de coerência estratégica. “O crescimento desorganizado, sem propósito, pode gerar uma estrutura inflada, desconectada da base que deu origem à empresa. Crescer exige consistência, e isso só é possível com um norte bem definido”.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *