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Fatores-chave de uma estratégia de treinamento bem-sucedida na indústria do varejo

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Dentro da indústria do varejo, ter uma estratégia de treinamento, ensino e aprimoramento de habilidades da equipe são desafios amplamente reconhecidos. Vários fatores contribuem para isso e, infelizmente, as coisas não estão ficando mais fáceis para os educadores no varejo.

Primeiro, a indústria do varejo continuamente demonstra algumas das taxas de rotatividade de funcionários mais altas, especialmente para trabalhadores da linha de frente. Isso significa que a integração é um processo contínuo para muitos mentores. A baixa motivação é outro desafio: os funcionários do varejo muitas vezes têm dificuldades para se manterem motivados, especialmente se a curva de aprendizado for íngreme ou se o treinamento parecer irrelevante para seu trabalho diário. Além disso, há restrições de tempo: o varejo opera com cronogramas muito apertados e sob imensa pressão. Mudanças no tráfego das lojas e na demanda dos consumidores também podem fazer com que as prioridades, horários e expectativas mudem muito rapidamente.

Todos os fatores acima tornam a organização do treinamento da equipe uma tarefa difícil, seja por meio de um sistema de mentoria interno, solução de eLearning ou trabalhando com treinadores contratados ou externos. Todas essas abordagens têm seus próprios prós e contras, mas neste artigo, destacaremos alguns fatores-chave a serem considerados ao determinar a estratégia de treinamento correta para o seu negócio de varejo.

1 – Comunicação clara e transparência
De acordo com o Relatório de Aprendizado do LinkedIn de 2024, 91% dos especialistas em aprendizado e desenvolvimento (L&D) acreditam que o treinamento em habilidades interpessoais é cada vez mais importante. Habilidades interpessoais permitem que os trabalhadores criem uma experiência de usuário melhor e mais única para os clientes, o que é particularmente importante no setor de varejo.

Agora, imagine que um treinador ou fornecedor de eLearning que você está considerando não cria uma excelente experiência de usuário para você desde o primeiro ponto de contato de comunicação. Você acha que eles ajudarão a ensinar sua equipe de varejo a criar ótimas experiências de usuário para seus clientes? Provavelmente não.

Se a comunicação com um potencial parceiro de treinamento de equipe emperrar desde o início, se eles parecerem evasivos, se não forem claros sobre suas políticas de preços e seu suporte ao cliente não responder às suas perguntas, isso é um grande sinal de alerta.

2 – Conhecimento e expertise no domínio

A indústria do varejo enfrenta desafios muito específicos quando se trata de treinamento de equipe. É por isso que, ao decidir como organizar e executar seu treinamento, você deve garantir que fornecedores e parceiros potenciais demonstrem um histórico rastreável de casos comprovados na indústria do varejo. Seria especialmente valioso se eles tiverem estudos de caso detalhados delineando objetivos e problemas claros, bem como detalhes aprofundados sobre os meios usados para alcançar suas metas estabelecidas.

Por exemplo, para um fornecedor de Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS), seria útil se eles tivessem sua própria pesquisa e estatísticas sobre como seus clientes de varejo alcançaram com sucesso seus marcos. Para treinadores e mentores individuais, procure materiais publicados sobre o assunto, bem como casos bem documentados. Considere um bom sinal se o site deles apresentar empresas de varejo bem estabelecidas como parceiros. Também é um bom sinal se houver uma grande e ativa comunidade em torno do especialista ou provedor de serviços: pessoas trocando conhecimento, compartilhando dicas e engajadas em várias atividades.

3 – Motivação dos funcionários e ferramentas de gamificação

A maioria dos trabalhadores da linha de frente do varejo não são aprendizes habituais. É por isso que é difícil motivá-los a aprender, mesmo se um curso oferecido for bastante simples, como aprender os detalhes da sua nova promoção sazonal.

Existem várias coisas a procurar para determinar se uma solução pode efetivamente estimular a motivação dos funcionários.

Primeiro, considere se a plataforma LMS se esforça para introduzir o aprendizado gradualmente, tornando-o um hábito. Por exemplo, ela é capaz de oferecer pequenas porções de aprendizado que você pode usar para que seus aprendizes vejam resultados rápidos, ativem seu sistema de recompensa e ganhem motivação? Um LMS sólido deve fazer excelente uso dos princípios de aprendizado adaptativo.

Também é sábio observar as ferramentas e capacidades adicionais fornecidas pelos sistemas para facilitar o engajamento e a conclusão dos cursos.

4 – Design de curso fluido

De acordo com uma pesquisa recente da iSpring Solutions, apenas 33% das empresas de varejo criam e conduzem seu treinamento internamente, apesar de o treinamento de funcionários terceirizado ser frequentemente mais caro do que o treinamento interno.

Se você planeja realizar treinamento de funcionários com um orçamento limitado, veja como o LMS apoia o treinamento interno. Se design instrucional não é o seu forte e você depende amplamente de especialistas com expertise no domínio como mentores, esse fator é especialmente importante. Nesse caso, um LMS deve ter recursos que permitam lidar com o aprendizado e criar cursos educacionalmente sólidos sem grande dependência de conhecimento em design instrucional. Por exemplo, o iSpring Learn oferece ferramentas para criação de testes educacionalmente sólidos que não requerem habilidades de design instrucional.

5 – Atualizações regulares e desenvolvimento consistente do produto

Os padrões da indústria do varejo se desenvolvem rapidamente. Roteiros para ligações frias ou engajamento com clientes na loja que funcionavam há alguns anos estão agora desatualizados. Isso também se aplica aos padrões educacionais para a indústria do varejo. Práticas e processos que eram considerados atualizados há apenas cinco anos não são mais relevantes.

6 – Acessibilidade

Os trabalhadores do varejo têm cronogramas lotados, então muitas vezes precisam estudar em movimento: durante o deslocamento, durante o intervalo ou mesmo depois de colocar os filhos para dormir. Eles frequentemente têm pouco tempo e não podem dedicar horas a fio para completar os cursos de treinamento.

A estratégia de treinamento que você escolher precisa tornar o processo de aprendizado simples e acessível em qualquer lugar — em ambientes tranquilos, a partir de dispositivos móveis, bem como materiais fornecidos como texto, voz e visuais — todos alinhados aos canais de mídia e formatos preferidos dos seus aprendizes.

Quando você seleciona uma solução para treinar funcionários do varejo, você está escolhendo mais do que um software, um treinador de negócios ou um especialista em design instrucional. Você está escolhendo um parceiro para tornar seus processos de aprendizado fáceis e eficientes. Uma escolha adequada abordará os desafios únicos da indústria do varejo e oferecerá soluções adaptadas a esses desafios. Em última análise, essa decisão é a pedra angular para criar uma força de trabalho conhecedora, motivada e eficiente que pode impulsionar seu negócio de varejo em um setor competitivo, então escolha sabiamente.

Imagem: Envato
Informações: Michael Keller para Retail Touch Points
Tradução livre: Central do Varejo

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