• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Franquia não se vende
Advertisement

InsightZ

InsightZ #40 - “Anti-Perfection Era”: A Geração Z cansou de parecer perfeita e isso está mudando a forma de vender

Colunistas

Nem só de contatos vive uma carreira

Colunistas Franchising

Falha no envio da Circular de Oferta de Franquia e continuidade do negócio

Colunistas Franchising Marketing

O erro das franquias que só fazem marketing institucional

Colunistas Design Franchising NRF2026

Arquitetura que conecta: o novo caminho das franquias no varejo moderno

Colunistas Franchising

Homologação de fornecedores: blindagem ou burocracia?

Colunistas Franchising

Franquias e comunicação: equilíbrio entre diretrizes da marca-mãe e adaptação local

Colunistas NRF2026

NRF 2026 Big Show: A aposta forte na Inteligência Artificial

Colunistas E-commerce

A operação logística dos canais digitais como motor estratégico e vantagem competitiva das marcas

Colunistas

Franquia não se vende

Embora possa soar estranho, é isso mesmo o que você leu.

Publicado

2 anos atrás

on

10 de julho, 2023

Por

Arlan Roque

Esse é um pensamento que sempre sustentei e cada vez mais acredito nele.

Você pode ser perguntar como um profissional que atua na área de franquias e mais especificamente desenvolvendo novas unidades franqueadas na área de expansão tem essa leitura, mas compartilho contigo meu raciocínio.

É comum ver no mercado, e absolutamente não classifico isso como um erro, mas como caminho comum e adotado pela grande maioria das franqueadoras, estratégias comerciais para comercialização de franquias, investimento em mídias, feiras, portais de negócios e demais meios de exposição, sim, são ferramentas úteis para despertar o interesse de potenciais franqueados para conhecer sua marca ou se já conhecem, se interessarem um pouco mais a pontos de ficarem dispostos a um cadastro e reunião na franqueadora.

Mas aí que está, as melhores ferramentas de divulgação da rede, os maiores investimentos, não concretizam a venda, o que faz vender, o que faz o candidato e potencial franqueado a dar um próximo passo é a crença e confiança no que a franqueadora oferece como segurança, solidez, apoio na operação, potencial de expansão e crescimento da rede, relação custo x benefício do produto / serviço oferecido ao consumidor final, relação de investimento x retorno apresentado pela franqueadora e a força da marca, a partir disso, ali pra valer, quem decide é o candidato, por isso a menção que franquia não se vende, franquia se compra, até porque quando se trabalha para vender de forma a vender “de qualquer” jeito, aí iniciam os potenciais riscos de escolha errada do local, de firmar contrato com o franqueado que não é o perfil traçado pela rede e a perenidade das operações abertas torna-se frágil.

Por isso, tanto para o futuro franqueado ou franqueador que está acompanhando esse texto, sugiro que um faça sua análise com atenção e controle da ansiedade e outro, o franqueador, concentre seus esforços em apresentar de forma real o que oferece a seu franqueado e onde pretende chegar com seu negócio.

Que trabalhemos por negócios perenes e éticos no sistema de franquias.

Arlan Roque, gerente executivo de expansão em rede de franquias líder no segmento e atua há no sistema de franquias há 20 anos. É autor dos livros “Franquias: tudo o que você precisa saber” e “Empreendedores de coração – histórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso”. Atualmente é membro da Comissão de Expansão da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Imagem: Freepik

Relacionados:
Próximo

Ponto comercial – O desafio para o crescimento do varejo

Não perca

Processo de seleção juridicamente viável

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Indústria da Inteligência Artificial; auditoria
E-commerce14 horas atrás

IA no e-commerce: como aplicar tecnologia para vender mais e reduzir custos 

Sam's Club
Operação17 horas atrás

Sam’s Club celebra 30 anos no Brasil com coleção exclusiva e benefícios especiais

Hypper Brands
Franchising19 horas atrás

Hypper Brands aposta em aquisições e incubação de franquias para democratizar o setor de alimentação no Brasil

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos4 dias atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.