Colunistas
Franquia não se vende
Embora possa soar estranho, é isso mesmo o que você leu.

Esse é um pensamento que sempre sustentei e cada vez mais acredito nele.
Você pode ser perguntar como um profissional que atua na área de franquias e mais especificamente desenvolvendo novas unidades franqueadas na área de expansão tem essa leitura, mas compartilho contigo meu raciocínio.
É comum ver no mercado, e absolutamente não classifico isso como um erro, mas como caminho comum e adotado pela grande maioria das franqueadoras, estratégias comerciais para comercialização de franquias, investimento em mídias, feiras, portais de negócios e demais meios de exposição, sim, são ferramentas úteis para despertar o interesse de potenciais franqueados para conhecer sua marca ou se já conhecem, se interessarem um pouco mais a pontos de ficarem dispostos a um cadastro e reunião na franqueadora.
Mas aí que está, as melhores ferramentas de divulgação da rede, os maiores investimentos, não concretizam a venda, o que faz vender, o que faz o candidato e potencial franqueado a dar um próximo passo é a crença e confiança no que a franqueadora oferece como segurança, solidez, apoio na operação, potencial de expansão e crescimento da rede, relação custo x benefício do produto / serviço oferecido ao consumidor final, relação de investimento x retorno apresentado pela franqueadora e a força da marca, a partir disso, ali pra valer, quem decide é o candidato, por isso a menção que franquia não se vende, franquia se compra, até porque quando se trabalha para vender de forma a vender “de qualquer” jeito, aí iniciam os potenciais riscos de escolha errada do local, de firmar contrato com o franqueado que não é o perfil traçado pela rede e a perenidade das operações abertas torna-se frágil.
Por isso, tanto para o futuro franqueado ou franqueador que está acompanhando esse texto, sugiro que um faça sua análise com atenção e controle da ansiedade e outro, o franqueador, concentre seus esforços em apresentar de forma real o que oferece a seu franqueado e onde pretende chegar com seu negócio.
Que trabalhemos por negócios perenes e éticos no sistema de franquias.
Arlan Roque, gerente executivo de expansão em rede de franquias líder no segmento e atua há no sistema de franquias há 20 anos. É autor dos livros “Franquias: tudo o que você precisa saber” e “Empreendedores de coração – histórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso”. Atualmente é membro da Comissão de Expansão da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Imagem: Freepik