Inovação
Inovações do Google para buscador incluem provador virtual e checkout automatizado

Fazer compras é uma das principais atividades para as quais as pessoas utilizam o Google; na verdade, as pessoas realizam compras nas propriedades do Google 1 bilhão de vezes por dia. Por isso, não é surpreendente que, à medida que as capacidades de IA avançam rapidamente, o Google esteja trazendo cada vez mais essas funcionalidades à tona para aprimorar a experiência de compra em suas plataformas.
Nesta semana, durante a conferência anual I/O para desenvolvedores, o Google anunciou vários avanços importantes, incluindo uma experiência de busca multimodal com IA mais personalizada para consultas de compras, funcionalidades de checkout automatizado e uma melhoria em sua ferramenta de provador virtual que permitirá aos usuários verem os produtos em seu próprio corpo.
“Estamos nessa jornada de transformar as compras com IA há alguns anos, e esses [últimos] anúncios são sobre melhorar, com IA, tudo, desde a inspiração até a consideração com a evolução da nossa tecnologia de provador virtual e, no fim da jornada, a compra com o checkout automatizado,” disse Lilian Rincon, vice-presidente de Produtos de Compras para o Consumidor do Google, em uma coletiva de imprensa.
Rincon destacou que ter dados de produto atualizados e precisos é essencial para que o Google consiga fazer isso bem, e compartilhou que o Shopping Graph do Google (basicamente seu banco de dados de produtos) agora possui mais de 50 bilhões de listagens de produtos, sendo que 2 bilhões delas são atualizadas com novas informações a cada hora.
A seguir, veja como o Google pretende usar esses dados para criar jornadas de compra mais inspiradoras e fluidas para seus usuários.
Uma experiência mais visual e conversacional com o Modo IA na Busca
O Google agora está trazendo sua funcionalidade de busca com IA mais poderosa para as consultas de compras com o novo Modo IA, que já começou a ser implementado para todos os usuários nos EUA. Utilizando os recursos mais recentes do modelo de IA Gemini do Google, essa busca avançada foi projetada para ajudar os consumidores a buscarem inspiração, refletirem sobre opções e reduzirem as possibilidades de produtos.
Por exemplo, um usuário pode digitar uma consulta como “Tapetes que iluminem um ambiente com sofá cinza claro” no Modo IA. Os resultados da busca incluirão informações relacionadas à consulta à esquerda e, à direita, uma lista de produtos disponíveis em estilo mosaico com imagens.
A conversa pode continuar no lado esquerdo dos resultados da busca. Por exemplo, se o usuário perceber que quer tapetes fáceis de limpar ou adequados para crianças, ele pode adicionar essa informação à conversa. A seção de produtos à direita será atualizada automaticamente com os itens que atendem aos novos critérios.
Anúncios ainda não fazem parte da experiência no Modo IA, mas Rincon afirmou que o Google pretende testar listagens patrocinadas nesse formato, assim como já faz nos resultados com Visão Geral de IA (AI Overviews).
Google pode acompanhar quedas de preço — e agora também fará a compra
Quando um usuário encontra um produto do qual gosta, ele ainda pode ser direcionado para o site do vendedor, como antes. No entanto, em breve, ele também poderá acompanhar alterações no preço e permitir que o Google compre o produto automaticamente assim que ele atingir o valor desejado. Esse novo recurso de checkout automatizado é uma extensão da função já existente de acompanhamento de preços, tornando ainda mais fácil aproveitar quedas de preço no momento exato.
Ao selecionar “acompanhar preço” em qualquer listagem de produto, o usuário define o preço desejado e escolhe outras opções, como cor ou tamanho. O que há de novo? Se o usuário fornecer as informações de pagamento via G Pay ao mesmo tempo, quando o produto atingir o preço estipulado, ele verá a opção “Comprar para mim”. Basta confirmar o interesse, e o Google concluirá a compra automaticamente no site do vendedor utilizando o G Pay.
Essa funcionalidade de checkout automatizado será lançada nos próximos meses nos EUA e, por enquanto, estará disponível apenas com o G Pay. De forma relevante, considerando o crescimento do mercado de revenda, Rincon confirmou que o acompanhamento de preços incluirá versões usadas dos produtos vendidos por revendedores. Ela também confirmou que, por ora, as transações serão feitas no modo visitante, mas o Google está explorando formas de seu agente fazer login nos programas de fidelidade dos vendedores em nome dos usuários durante a compra.
Prove roupas no seu próprio corpo virtualmente
Nos últimos dois anos, o Google vem aprimorando suas capacidades de provador virtual para ajudar os consumidores a imaginar como roupas e produtos de beleza ficariam neles. No entanto, o recurso utilizava modelos virtuais. Agora, o Google está testando uma nova tecnologia que permitirá aos usuários experimentarem roupas virtualmente em si mesmos, por meio do envio de uma foto.
“Um dos desafios em que temos focado nos últimos anos é que você vê um produto online, mas não tem certeza de como ele vai ficar em você,” disse Rincon. “Dois anos atrás, introduzimos o provador virtual, que permitia escolher um modelo que te representasse e ver como o produto ficaria nesse modelo. Mas ouvimos muito dos consumidores — e também dos comerciantes — que o que todos realmente querem é experimentar algo em si mesmos.”
Segundo Rincon, essa tecnologia é a primeira do tipo sendo aplicada em larga escala. Ela está atualmente em testes no Search Labs do Google, que os usuários podem se inscrever para acessar, e será disponibilizada futuramente para pesquisas em categorias específicas de produtos.
Atualmente, a tecnologia funciona com camisetas, calças, saias e vestidos. Ao navegar no Google, os usuários verão o ícone “experimentar” em algumas listagens de produtos. Eles então enviam uma foto de corpo inteiro e, em poucos minutos, podem visualizar exatamente como a peça ficaria em seu corpo. Também é possível salvar as imagens para compartilhar com amigos ou comparar diferentes visuais.
Quando questionada na coletiva de imprensa se o Google pretendia oferecer uma “experiência de armário como no filme As Patricinhas de Beverly Hills” (em referência à clássica cena do closet automatizado do filme), Rincon respondeu: “Ainda não estamos chamando de Clueless Closet, porque estamos começando com uma peça por vez, mas isso com certeza está nos nossos planos.”
Imagens: Divulgação
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo
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