Economia
Kamino lança plano gratuito de olho em PMEs
Startup de gestão financeira lança novas plataformas, buscando impulsionar o crescimento das PMEs no Brasil
A plataforma de gestão financeira corporativa Kamino anunciou três novos planos com foco nos empreendedores de pequeno porte. O objetivo da fintech é fazer com que as pequenas e médias empresas cresçam no Brasil inteiro, buscando resolver problemas já amplamente conhecidos por este setor, como a burocracia no gerenciamento financeiro e a dificuldade de acesso ao crédito.
Entre os novos produtos divulgados pela Kamino, estão três planos: Compass, North e Track. O primeiro plano é gratuito, com cartão de crédito corporativo disponível e com limite de crédito definido a partir da análise do negócio. Os empreendedores poderão, então, escolher o plano que faz mais sentido à sua necessidade. Além disso, os usuários contarão com uma conta bancária integrada, com taxas até cinco vezes mais baixas que as praticadas no mercado.
De acordo com o CEO da Kamino, Gonzalo Parejo, a nova estratégia da startup vem com o desejo de apoiar os empreendedores brasileiros e da América Latina rumo a uma gestão financeira mais eficiente. “Em muitas empresas ainda é comum o compartilhamento do uso dos cartões corporativos, o que dificulta o controle e a gestão das despesas. Conseguir visualizar e metrificar os gastos em uma única plataforma aumenta a inteligência e confiabilidade dos dados, melhorando a performance financeira“, diz Parejo.
No plano mais básico oferecido pela Kamino, chamado de Compass, os empreendedores podem utilizar diversos cartões de pagamento, com conciliação automática e insights em tempo real sobre como os gastos evoluem de mês a mês. Além disso, a plataforma organiza despesas corporativas como serviços em nuvem, licenças de software e até compra de passagens aéreas. Este plano é gratuito para o usuário.
No segundo plano, o North, a plataforma disponibiliza recursos de automatização dos pagamentos da empresa, possibilitando que o cliente opere sua conta bancária preferida — já integrada à Kamino — ou migrar toda sua operação para a startup, o que, segundo a empresa, reduz custos e aumenta a eficiência operacional do negócio. Além disso, o plano cobre Pix, TEDs, pagamentos de boletos e DARFs e oferece uma “caixa de entrada” para os boletos que são enviados pelos fornecedores.
A ideia da Kamino com o plano North é reduzir o esforço do empreendedor na hora de pagar as contas, como explica o CSO e cofundador da startup, Benjamin Gleason. “Empresas com mais de 50 pagamentos por mês perdem muito tempo operando o internet banking e registrando isso em um Excel ou ERP. Nós fazemos as duas coisas ao mesmo tempo e oferecemos a opção de importação de planilhas para operações em lote, o que é um grande diferencial da plataforma.”
Por fim, o plano mais robusto oferecido pela Kamino, chamado de Track, traz todas as funcionalidades do Compass e North, além de automatizar 100% das contas a pagar e a receber.
A plataforma disponibiliza os pedidos de reembolso e solicitações de pagamentos, permitindo o anexo de comprovantes e um fluxo de aprovação totalmente integrado, além de um módulo de cobranças que permite que as empresas emitam notas fiscais, boletos de cobrança e insiram todas as informações em relatórios de gestão. “APIs também estarão disponíveis nesta versão, que ainda contará com um acompanhamento premium da nossa equipe de relacionamento”, detalha Parejo.
Com o lançamento das novas plataformas, a Kamino planeja alçar voos mais altos. Em 2022, a fintech aumentou em 64% sua base de clientes e espera crescer 150% nesse quesito até o fim deste ano. Em relação aos planos lançados, o percentual projetado pela empresa para o crescimento do valor transacionado é de 250%.
Imagem: Assessoria