Operação
Lançamento da collab NikeSkims é adiado por atrasos na produção

O lançamento da NikeSkims (nova collab entre a Nike e a Skims, marca de Kim Kardashian) foi adiado devido a atrasos na produção entre as duas equipes, informou um porta-voz da empresa nesta semana.
A primeira coleção da marca estava prevista para chegar às lojas nesta primavera (do hemisfério norte) e ainda será lançada até o fim do ano, mas as equipes estão trabalhando para garantir que o produto esteja no padrão ideal. A NikeSkims foi anunciada em fevereiro deste ano e deve incluir roupas, calçados e acessórios.
A marca representa uma aposta maior da Nike no mercado feminino e pretende combinar desempenho e estilo. No momento do anúncio da NikeSkims, as duas empresas afirmaram que iriam desenvolver produtos de treino “projetados para se ajustar a cada curva do corpo, valorizando sua forma natural.” Segundo o porta-voz, há grande interesse do público no lançamento, mas as equipes querem garantir que o produto esteja adequado e seja lançado no momento certo.
A NikeSkims será lançada em meio à estratégia de reestruturação da Nike sob a liderança do novo CEO, Elliott Hill, que assumiu o cargo em outubro e desde então tem priorizado várias frentes dentro da gigante de roupas esportivas. Entre elas, Hill está focado em reconstruir os relacionamentos com parceiros do atacado, que foram deixados de lado à medida que a Nike apostou fortemente na estratégia de vendas diretas ao consumidor (DTC) nos últimos anos, além de ajustar franquias como Dunk e Air Jordan.
Em relação a essas franquias clássicas, Simeon Siegel, do BMO Capital Markets, afirmou em um relatório para analistas, na sexta-feira, que as promoções para o Air Force 1 melhoraram em maio, embora tenham piorado para os produtos Dunk. Aumentos de preços em outros produtos — que entraram em vigor no início deste mês e variaram de US$ 2 a US$ 10 — “ainda não impactaram de forma significativa a demanda pelos modelos que acompanhamos”, afirmou Siegel.
A receita caiu 9% no trimestre mais recente da Nike, e embora a empresa vá divulgar os resultados do quarto trimestre na próxima semana, o analista Tom Nikic, da Needham, alertou que “as tendências de curto prazo continuam desafiadoras” para a varejista.
“A [Nike] ainda enfrenta obstáculos com a racionalização de franquias com excesso de produtos (Jordan, Dunk), o apelo da marca continua morno e agora há tarifas a serem consideradas também”, escreveu a Needham em um relatório nesta semana.
Embora a recuperação leve tempo para se consolidar, Hill concluiu recentemente a formação de sua nova equipe de liderança, segundo um porta-voz da empresa disse ao Retail Dive no início do mês. Esse processo incluiu mais de 10 mudanças importantes de cargo, aposentadorias e novas contratações nos últimos meses, entre elas, quatro veteranos com mais de 26 anos de empresa que se aposentaram. A empresa também demitiu um “número limitado” de funcionários da área de tecnologia em maio, ao transferir a responsabilidade por alguns sistemas, aplicativos e produtos.
Imagem: Divulgação
Informações: Cara Salpini para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo