O Live Commerce, uma estratégia de vendas ao vivo que combina e-commerce e transmissões online, foi apontada por 33% dos empreendedores como uma das principais estratégias para alavancar as vendas neste ano, de acordo com o NuvemCommerce 2025 – estudo realizado pela Nuvemshop a partir de pesquisa com 2600 empreendedores de todo o Brasil.
Para Ana Clara Magalhães, especialista em vendas online no Ecommerce na Prática – líder global em educação para e-commerce –, o Live Commerce é uma excelente oportunidade para ampliar a visibilidade da marca e gerar mais conversões. “A interatividade em tempo real aumenta a confiança do consumidor e incentiva a tomada de decisão rápida. A live incentiva e potencializa o senso de urgência, além de abrir um novo canal de comunicação direta com os clientes”, destaca a especialista, que separou 5 dicas para auxiliar os empreendedores.
Confira as dicas aqui:
1. Escolha a plataforma ideal e divulgue a live com antecedência: Instagram, TikTok, YouTube ou dentro da própria loja virtual? Você pode fazer em todas as plataformas de forma simultânea ou em apenas uma delas. No entanto, em qualquer formato que escolher precisará considerar as particularidades de cada canal. “Cada rede tem um formato e um público distinto. O Instagram e o TikTok, por exemplo, favorecem conteúdos mais dinâmicos e informais, enquanto o YouTube permite lives mais longas e detalhadas. Na Nuvemshop, também existem ferramentas de integração simples com seu site de vendas que te permitem exibir a live por lá. Independente de onde decidir fazer, é essencial criar um planejamento de divulgação para garantir que tenha o máximo de pessoas assistindo à live, com teasers, contagem regressiva, parcerias com influenciadores e envio de e-mails e mensagens personalizadas para garantir uma audiência qualificada”, explica Ana Clara.
2. Ofereça promoções e vantagens exclusivas durante a live: um dos principais gatilhos de compra no Live Commerce é a sensação de urgência. “Promoções temporárias, principalmente atreladas a datas comemorativas, cupons exclusivos para quem está assistindo – com limitação de tempo – e ofertas relâmpago ao longo da transmissão são estratégias que estimulam a conversão imediata. Além disso, é possível utilizar dinâmicas como sorteios e desafios para aumentar o engajamento, o que incentiva o compartilhamento e amplia o alcance da live”, recomenda a especialista.
3. Invista em um formato dinâmico e interativo: O sucesso de uma live depende diretamente do seu ritmo e da interatividade com o público. “Uma transmissão monótona faz com que as pessoas abandonem rapidamente. Por isso, crie uma estrutura bem definida, com abertura envolvente, apresentação de produtos e momentos para interação. Responder perguntas ao vivo, fazer demonstrações práticas e utilizar elementos visuais atrativos, como banners e animações, podem tornar a experiência mais imersiva”, sugere Ana Clara.
4. Destaque a experiência do produto com demonstrações reais: o diferencial do Live Commerce é permitir que os consumidores vejam os produtos em tempo real e tirem suas dúvidas instantaneamente. “Demonstrações ao vivo, comparativos com outras opções do mercado e depoimentos de clientes satisfeitos criam credibilidade e ajudam na decisão de compra. Trazer influenciadores e especialistas também pode ser uma estratégia interessante para agregar valor ao produto e aumentar a confiança do consumidor”, reforça Magalhães.
5. Não esqueça do pós-venda: o live commerce é uma ótima forma de reduzir a barreira de primeira compra para adquirir novos clientes e também para aumentar a receita da empresa. No entanto, assim como em qualquer estratégia de venda, é importante pensar na retenção destes clientes. “Sua estratégia de pós-venda e retenção deve ser bem ajustada para que estas pessoas que estão comprando com descontos se tornem clientes fiéis e continuem comprando na loja mesmo após a ação. É assim que este cliente passa a ser mais lucrativo para sua empresa”, conclui a especialista.
Imagem: Envato