Marketing
Magalu: o maior case de sucesso brasileiro em presença digital
A Magazine Luiza é hoje uma das maiores varejistas do Brasil e também um dos maiores marketplaces do país. Porém, esse sucesso vem de boas decisões diante de desafios e de posicionamentos de mercado bem feitos. A história da Magalu é não somente um case de sucesso, mas uma inspiração sobre como ocupar o espaço digital e ter uma relação próxima com os clientes.
Hoje, a Magalu continua inovando, com novas estratégias de marketing digital, investimentos em inteligência artificial, e expansão de suas operações em novos mercados e nichos. O uso de tecnologias como o big data, inteligência artificial e a automação são fundamentais para a personalização da experiência de compra dos consumidores e para a evolução da marca.
História
A Magazine Luiza foi criada em 1957 em Franca, São Paulo, como uma pequena loja de presentes. Sua fundadora, Luiza Trajano Donato, era conhecida como uma ótima vendedora na cidade, e seu nome foi escolhido em um concurso na rádio para a loja.
Em 1976, Luiza e seu marido, José Trajano, adquirem as Lojas Mercantil, abrindo, assim, as primeiras filiais da Magazine Luiza no interior de São Paulo; sete anos depois, as filiais chegam ao Triângulo Mineiro. Em 1991, Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, assumiu o comando da empresa.
Foi no início dos anos 2000 que a Magazine Luiza entrou de vez no mercado digital. Na virada do século, é lançado o site de e-commerce no mesmo endereço que hoje conhecemos. Em 2003, a empresa foi a primeira no Brasil a receber o selo Great Place to Work.
Com crescimento acelerado e grande expansão, em 2015 a marca tem sua grande revolução digital, lançando seu novo aplicativo de mais fácil navegabilidade. No ano seguinte, é lançado o marketplace do Magalu. Com ele, a marca abriu espaço para que pequenos e médios vendedores pudessem vender seus produtos no seu portal.
Mudança de nome: Magalu
Em 2018, a Magalu deu um grande passo que refletiu a modernização da marca e sua aproximação com o público jovem e digital: a mudança de nome de Magazine Luiza para Magalu.
A decisão visava criar uma identidade mais simples, jovem e de fácil memorização, além de reforçar o posicionamento da empresa como uma marca digital. O novo nome foi amplamente aceito e se tornou um símbolo da inovação e do novo rumo da companhia.
Magalu e o apoio à causa contra a violência contra a mulher
Além de sua trajetória de sucesso no mercado digital, a Magalu também se destaca por seu compromisso com causas sociais e, principalmente, pela luta contra a violência doméstica e o apoio à mulher. A marca é uma das grandes apoiadoras da causa e realiza diversas ações de conscientização e combate à violência contra a mulher.
Em 2018, a campanha “Eu meto a colher sim” é lançada na empresa, visando incentivar denúncias de violência contra a mulher. Além disso, a Magalu também implementou a Política de Tolerância Zero dentro da empresa, combatendo qualquer tipo de assédio e promovendo um ambiente seguro e inclusivo para suas funcionárias.
Presente e futuro da marca
Hoje, a Magalu possui 1246 lojas físicas em 21 estados brasileiros, empregando cerca de 37 mil pessoas. A marca afirma ter a entrega mais rápida do Brasil, e, para isso, conta com 21 centros de distribuição e 11 mil motoristas. No marketplace, a Magalu reúne mais de 350 mil vendedores, com grandes marcas parceiras como Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual, Kabum!, etc. A empresa se afirma como uma marca multicanal, em que o cliente pode ter acesso aos produtos por diversos meios.
A Magalu não só consolidou sua posição como gigante do e-commerce brasileiro, mas também como uma referência de transformação digital, humanização e responsabilidade social. A empresa continua se reinventando, se adaptando às novas necessidades do consumidor e se tornando cada vez mais relevante na vida das pessoas, seja através de suas inovações tecnológicas, seja por seu compromisso com causas que fazem a diferença na sociedade.
Imagem: Divulgação