Comportamento

Maioria dos brasileiros deseja consumir de forma mais sustentável, mas poucos mudam hábitos, aponta pesquisa

Publicado

on

ESG; sustentável

A preocupação com a sustentabilidade está presente no desejo de consumo da maior parte dos brasileiros, mas ainda não se traduz em mudanças práticas de comportamento. De acordo com o Sustainability Sector Index (SSI), estudo sobre desenvolvimento sustentável realizado pela consultoria Kantar, 87% dos consumidores no Brasil afirmam querer fazer escolhas mais sustentáveis, mas apenas 35% dizem estar modificando ativamente seus hábitos.

A pesquisa foi realizada com mil pessoas no país e buscou entender como o consumidor brasileiro percebe a sustentabilidade e o papel das empresas nesse contexto. Entre os principais obstáculos identificados para a adoção de práticas mais sustentáveis estão o alto custo (apontado por 35% dos entrevistados), a falta de informação (33%) e a dificuldade de mensurar o real impacto ambiental ou social das ações individuais (20%).

Segundo Rafael Farias Teixeira, executivo de Marketing da Kantar, que analisou os dados da pesquisa, esses fatores podem ser reduzidos com a atuação das marcas. Entre as estratégias possíveis estão o desenvolvimento de versões mais acessíveis de produtos e serviços com uma pegada mais sustentável e a adoção de uma comunicação mais clara e transparente sobre os impactos das iniciativas ambientais e sociais.

O levantamento também mostra que a desinformação tem se tornado um fator relevante na percepção dos consumidores. Ao todo, 58% dos entrevistados afirmam ter visto ou ouvido informações falsas sobre ações sustentáveis de marcas — aumento de oito pontos percentuais em comparação com a edição anterior do estudo.

Apesar da diferença entre intenção e prática, os dados apontam que os valores associados à sustentabilidade já influenciam decisões de consumo. Do total de entrevistados, 55% afirmam ter consumido ou demonstrar abertura para consumir produtos de marcas com impacto ambiental ou social positivo. Em contrapartida, 50% dizem ter reduzido ou interrompido o consumo de marcas associadas a efeitos negativos nesses âmbitos, proporção registrada de forma semelhante entre os diferentes setores analisados pela pesquisa.

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *