Connect with us

Colunistas

Marketing Humanizado: 5 dicas para aplicar na sua empresa

Published

on

marketing humanizado; trade marketing

Colocar a pessoa no centro da estratégia de uma marca ou produto. Esse é o objetivo por trás do marketing humanizado. Há pouco tempo, usávamos técnicas focadas no usuário, depois no consumidor e agora é a vez do ser humano se relacionar diretamente com a empresa. Importante destacar que as outras táticas não se tornaram obsoletas, mas sim complementares.

Para explicar esse processo de marketing humanizado, listo cinco dicas:

1 – Interação

Foque em ter uma comunidade com os clientes. Para isso, interaja, aprenda a ouvir na essência e, principalmente, valorize todo e qualquer comentário. Por exemplo: quando alguém comenta em uma publicação na rede social, a ação é chamada de humanização ativa. Ou seja, o indivíduo não apenas curtiu ou compartilhou um post, mas também fez parte do dia a dia da comunidade ativamente. Acredite, isso será recíproco em suas postagens cada dia mais.

2 – Humanização da equipe

Pessoas se conectam com pessoas. Dessa forma, mostrar que a marca é feita de indivíduos é uma das melhores formas de humanizar o conteúdo. Isso porque é possível se aproximar do lado pessoal e, principalmente, transmitir que outros envolvidos se esforçam para atender as demandas. A dica é incentivar uma cultura de marketing com os colaboradores de todos os setores, estimulando a criação e o compartilhamento de conteúdo.

3 – Público terapia

Essa técnica é essencial, pois permite que o seu público participe não apenas do que é bonito e legal, mas também entenda de forma equilibrada que a empresa e os negócios têm problemas e que tudo o que fazem visa garantir atendimento de qualidade.

4 – Simpatia

Seja sensível ao que sua comunidade demanda. Pratique a empatia e entenda que pessoas estão sempre esperando uma oportunidade de serem ouvidas e entendidas. Por isso, estimule a arte de saber perguntar para que suas publicações tragam indagações eficientes, buscando ajudar mais do que vender.

5 – Slow content

A ideia aqui é desacelerar, trazendo menos quantidade e velocidade e aumentando a qualidade dos posts. Assim, invista mais tempo para entender o que a comunidade quer e menos em produzir conteúdo freneticamente.

Imagem: Envato


Junior Murakami fala sobre marketing huumanizado

 

*Junior Murakami é gestor executivo do Grupo GD, empresa referência no mercado de joias B2B que atua desde a fabricação de peças, venda, entrega e consultoria especializada aos parceiros.

 

 


Leia também: 

Lei Geral de Empoderamento de Dados
Conceito de Marca: entendendo e definindo para o sucesso do seu negócio