• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Não cumprir a LGPD está te fazendo perder clientes e você nem percebeu
Advertisement

Colunistas

Muito além de eventos: as convenções conectam pessoas e propósitos

Colunistas Franchising

SEO para franquias: como otimizar seu site para atrair mais leads

Colunistas

Resposta completa

Colunistas Franchising

No FRANCHISING, o tal "ALINHAMENTO DE EXPECTATIVAS" precisa de REALINHAMENTO

Colunistas

Empresas devem fiscalizar a saúde mental no trabalho

Colunistas Operação

Conviver com diferentes gerações no ambiente de trabalho: desafio ou oportunidade?

Colunistas Franchising

Redes sociais para franquias: onde e como divulgar para atrair clientes e investidores

Colunistas Inovação

Todas as gerações importam: o varejo em um mercado multigeracional

Colunistas Operação

A conversão da rua/shopping para a loja

Colunistas

Não cumprir a LGPD está te fazendo perder clientes e você nem percebeu

Não se adequar à LGPD pode gerar multas ou outras penalidades, além de dificultar a realização de negócios

Publicado

2 anos atrás

on

25 de abril, 2023

Por

Heloísa Ribeiro

E não, não é papo de advogado nem só pelo fato de significar descumprir a lei (o que já é muito importante). Recentemente a IAPP (International Association of Privacy Professionals), referência mundial no assunto de privacidade e proteção de dados, divulgou o resultado de uma pesquisa (o Privacy and Consumer Trust Report) na qual, dentre outras informações, está a percepção de consumidores quando seus dados não são usados como deveriam e a LGPD não é respeitada.

De acordo com a IAPP, foram apontados 3 principais motivos que fazem o consumidor perder a confiança na empresa e, consequentemente, a sua fidelidade aos serviços e produtos:

  • Oferta de produtos e serviços por empresas do grupo através do compartilhamento de dados sem o prévio conhecimento
  • Solicitação de dados sem explicar o motivo
  • Não personalizar a experiência mesmo já possuindo os dados para isso.

Uma empresa com um programa de LGPD implantado e em prática jamais cometeria esses erros, consequentemente, jamais perderia um cliente em razão do uso inadequado dos seus dados!!

O fato é que não se adequar à LGPD é sim descumprir uma lei, pode gerar multas ou outras penalidades, além de dificultar negócios, mas sendo realista, essa não é a principal preocupação do pequeno e médio empresário, que por entender que a penalidade está muito distante, acaba deixando essa adequação em segundo plano.

Essa pesquisa, no entanto, mostra que essa conduta pode trazer outros prejuízos que passam bem longe das penalidades impostas pela Lei. O que isso quer dizer? Que não é preciso esperar a dor para se adequar à LGPD e que o empresário pode escolher fazê-lo pelo amor: amor ao negócio e aos clientes conquistados com tanto esforço. Adotar as práticas impostas pela LGPD e consequentemente tratar o cliente de acordo com o que ele espera da Marca, produtos ou serviços, o tornará ainda mais fiel e de quebra, garante que sua empresa atua dentro da legalidade.

Heloísa Ribeiro, sócia e fundadora do escritório ARP – Advocacia Ribeiro Pin, com experiência de 10 anos nas áreas do Direito do Consumidor e Processo Civil, atua na área de consultoria empresarial e se especializou recentemente em Direito Digital. É membro da Comissão de Admissão de Novos Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

 



Imagem: Freepik

 

Relacionados:
Próximo

Inovação em Treinamento – Caminho para Diferenciação no Varejo

Não perca

Por que a judicialização do Franchising causa tantos danos?

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Americanas
Operação19 horas atrás

Americanas lança evento com foco em julho e integração de canais

convenções
Colunistas21 horas atrás

Muito além de eventos: as convenções conectam pessoas e propósitos

Franchising2 dias atrás

Maior franquia do mundo: saiba qual é

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

APTK
Vídeos4 dias atrás

Podcast Central do Varejo #43: APTK

etapp
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #42: Etapp

Intelbras
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação