Operação
O G do ESG: como ter mais governança dentro da sua empresa com CRM
Com o CRM é possível promover ética, sustentabilidade e crescimento financeiro em empresas, buscando a governança
Um estudo da PwC com mais de 2.000 empresas globais revelou que aquelas com alta qualidade de governança corporativa tiveram um retorno total para acionistas (STR) 2,6 vezes maior do que as empresas com baixa qualidade de GC durante um período de 10 anos, evidenciando a importância da governança para o sucesso financeiro. Isso significa que investir em governança não é apenas uma questão de ética e responsabilidade, mas também uma decisão inteligente para impulsionar o crescimento e a lucratividade da empresa.
O CRM pode oferecer recursos que promovem gestão eficiente de dados, tomada de decisões baseada em informações e automação de processos, contribuindo para a construção de empresas mais éticas, resilientes e alinhadas com as demandas do mercado. Inclusive, projeção do IDC Brasil prevê crescimento do setor de CRM para R$ 8,5 bilhões em 2024, o que aponta a crescente importância dessa ferramenta para impulsionar o sucesso das empresas e fortalecer a governança corporativa.
“É fundamental ressaltar que somente usuários autorizados têm acesso para visualizar ou editar informações sensíveis. Essa medida protege os dados dos clientes e estabelece uma clara linha de responsabilidade, já que todas as ações realizadas no sistema são atribuídas a usuários específicos”, declara Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes.
Veja cinco funcionalidades do CRM que suportam diretamente as práticas de governança:
Centralização de informações: o CRM garante que todos os dados relevantes sobre clientes e vendas estejam acessíveis de forma consistente e segura. A ferramenta permite controlar quem pode acessar, visualizar e editar informações, além de registrar todo o histórico de interações com clientes, facilitando auditorias e garantindo a rastreabilidade de informações.
Relatórios e análises: a ferramenta gera relatórios personalizados sobre o desempenho de vendas, o relacionamento com clientes e outros indicadores-chave (KPIs). Além disso, os painéis de análise em tempo real fornecem insights valiosos para a tomada de decisões ágeis e estratégicas.
Automação de processos: garante que todas as etapas de vendas e atendimento sejam seguidas conforme as diretrizes corporativas, reduzindo a possibilidade de erros humanos e agilizando as operações.
Gestão de documentos: permite a centralização e o gerenciamento de documentos importantes relacionados a clientes e vendas, com controle de versões e acesso, além de integração com ferramentas de assinatura eletrônica.
Integração com outras ferramentas: a gestão de documentos e a integração com outras ferramentas, como sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) e BI (Business Intelligence), complementam as funcionalidades do CRM da Ploomes, proporcionando uma visão holística e integrada das operações empresariais. Essa integração facilita a troca de informações e a eficiência operacional, otimizando a gestão da empresa como um todo.