Connect with us

Colunistas

O que esperar do franchising para 2024?

Published

on

franchising; franquias; Sebrae e ABF

O sistema de franquias brasileiro traz consigo uma constante de crescimento e o ano que findou não foi diferente. As pesquisas logo trarão os índices de crescimento em faturamento, número de unidades, segmentos que mais cresceram, etc., mas considerando os balanços realizados até o final do terceiro trimestre do último ano, é certo que haverá crescimento sobre o ano anterior e para 2024, a expectativa é que esse cenário se repita.

Essa expectativa se sustenta pela estabilização das animosidades políticas, e aqui, sem juízo de valor ou qualificação de governo, mas simplesmente porque é o que é até uma próxima eleição que traga mudanças ou confirmação do que está em andamento e isso de um jeito ou de outro, faz a roda girar, pois a economia e empreendedorismo vivem de movimento.

Tivemos alguns movimentos de consolidação do mercado com fusões e aquisições e a indústria se lançando no varejo através do sistema de franquias, o que é um movimento que tem se visto nos últimos anos com sucesso, então, não será surpresa nos depararmos com mais algumas indústrias realizando este movimento no ano que se inicia.

Um forte movimento, que não é verdade dizer que está iniciando agora, mas que tende a ganhar grande força a partir deste ano é o multifranqueado brasileiro. Já possuímos casos de multifranqueados maiores que muitos franqueadores no que diz respeito a faturamento e número de unidades. Estudos e pesquisas começam a ser desenvolvidos acerca desta forma de “redes dentro das redes”, quem sabe, logo, não tenhamos fundos de investimento, a exemplo de outros países, sendo criados por aqui sustentados pela tese de sucesso de multifranqueados?

Outro olhar, que embora seja assunto do momento, por exemplo, pela agenda da NRF deste ano, tende a ser o tema predominante, é a AI ou Inteligência Artificial. Confesso que seja por eventualmente não ter tido esse alcance, seja por simplesmente ainda não haver aplicação, afinal, ainda há muito o que se aprender, ainda não observei se falar em uso das ferramentas de inteligência artificial e suas melhores formas no sistema de franquias e em um primeiro olhar, sem muito aprofundamento, enxergo um tanto de oportunidades nas mais diversas frentes e subsistemas do franchising. Que logo tenhamos exemplos a serem compartilhados!

Um Novo Ano de muito crescimento e prosperidade!!

Imagem: Envato


(*) Arlan Roque – Gerente executivo de expansão na Cacau Show e atua há no sistema de franquias há 20 anos. Atualmente é membro da Comissão de Expansão da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e professor convidado da FIA para o MBA Gestão de Franquias. Autor dos livros “Empreendedores de Coração – histórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso” e “Franquias: tudo o que você precisa saber”.