E-commerce
O que o ChatGPT pode ensinar ao e-commerce?
Ferramentas ajuda computadores a compreender longos textos para além de comparar apenas palavras-chaves
Provavelmente você já se divertiu com o chatGPT, a nova febre do momento. Esse sistema de Inteligência Artificial deixou todos impressionados com as suas funcionalidades e praticidade. Mas, para além da mera curiosidade, trata-se de um recurso com o potencial de abrir muitas possibilidades para empresas e consumidores.
Algumas tecnologias presentes no chat possuem uma grande aplicabilidade no e-commerce, como os Grandes Modelos de Linguagem (LLMs, na sigla em inglês), que irão mudar nosso hábito de pesquisa.
Juntas, essas ferramentas ajudam os computadores a compreender longos textos e possibilitam à IA um entendimento que vai além de comparar apenas palavras-chaves. Um dos motivos que tornam essa tecnologia inovadora e dão a ela o potencial para mudar o nosso modo de pesquisa é que, em determinadas situações, não será mais necessário fazer buscas por meio de palavras-chave. Com a ajuda dos LLMs, o comprador poderá usar simples palavras para achar o que quer sem que o mecanismo se confunda e entregue a ele algo diferente.
Outro ponto é que as companhias agora podem transformar as pesquisas em uma conversa longa e personalizada com o consumidor. O ChatGPT entende que cada conversa com uma pessoa é parte de um diálogo, e lembrar o que foi dito anteriormente faz com que ele seja capaz de adaptar as respostas de forma personalizada. Isso mostra que uma pesquisa pode obter diversas respostas diferentes e em momentos distintos para a mesma pessoa.
Por fim, soluções mais especializadas vão chegar em breve ao mercado tecnológico. O chat está explorando novos caminhos, mostrando quais seriam os benefícios que um novo produto traria tanto para a empresa quanto para quem iria consumir. A vantagem de poder usar o IA para o comércio eletrônico é que as máquinas podem aprender o domínio dos algoritmos de forma muito clara e rápida.
Imagem: Freepik