Economia
O que podemos aprender com a análise de vendas da Amazon?
Segundo relatório, serviços de assinatura e investimentos em tecnologia avançada melhoraram experiência do consumidor

Um relatório recente da empresa de pesquisa de mercado Forrester analisou as vendas e lucros da Amazon para o ano de 2022, apontando que a empresa gerou US$514 bilhões em receita. O documento destacou insights importantes da companhia para os investidores e líderes empresariais, incluindo a importância de serviços de assinatura e dos investimentos em tecnologia avançada para melhorar a experiência do cliente.
De acordo com o relatório, a Amazon continuará a crescer em 2023, com um aumento previsto nas vendas de 20% em relação ao ano anterior. Além disso, espera-se que o lucro bruto aumente em 15%, impulsionado por uma elevação nas vendas de publicidade e serviços de nuvem.
O documento também destaca a crescente importância dos serviços de assinatura para a empresa, como o Amazon Prime. Espera-se que a base de assinantes cresça mais de 10% em 2023, alavancando as vendas e a fidelidade do cliente. A venda de publicidade também registra altas de dois dígitos e chegou a R$38 bilhões em 2022, quase o dobro do registrado dois anos atrás.
Outro insight importante é que os serviços próprios e de terceiros continuam impulsionando a expansão da companhia. Hoje, a participação das vendas de serviços próprios saltou para 53% da receita total, enquanto em 2012 correspondia a apenas 15%. Por outro lado, as vendas em lojas online vêm desacelerando, com uma taxa negativa de 1% em relação ao ano anterior.
Além disso, a Forrester projeta que a Amazon continue a investir em tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, para melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência operacional.
Imagem: Rawpixel