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Comportamento

Pesquisa da UserTesting destaca boom das compras nas redes sociais

Com base em seus hábitos de compra nas redes sociais, os americanos têm potencial para gastar mais de $59 bilhões, de acordo com um novo estudo da UserTesting.

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compras nas redes sociais

A pesquisa com 2.000 adultos nos EUA revelou que 68% já fizeram compras nas redes sociais, e a pessoa média estaria disposta a gastar no máximo $262 em qualquer item que encontrar.

Os entrevistados usam regularmente Facebook (85%), Instagram (49%) e TikTok (38%). No entanto, 75% admitiram que uma proibição do TikTok teria “pouco ou nenhum” impacto em como fazem compras.

Eles gostam de usar essas plataformas para compras porque torna a experiência mais fácil ou conveniente (33%), já estão frequentemente nas redes sociais (32%) e porque podem ver exatamente como os produtos são usados ou como funcionam (30%).

As pessoas também disseram que preferem esse modo de compras porque veem melhores ofertas oferecidas nas redes sociais (26%), é mais divertido e empolgante (22%) e é mais fácil pesquisar do que em uma loja física (20%).

A pesquisa descobriu que 72% das compras são não planejadas e espontâneas – as pessoas estavam comprando desde roupas (52%) até presentes (33%), sapatos e acessórios (33%), produtos de beleza (30%) e até eletrônicos (28%).

62% estavam geralmente satisfeitos com os produtos que compraram através das redes sociais, em comparação com varejistas online tradicionais. Da mesma forma, 68% descreveram sua experiência média como positiva.

47% disseram que provavelmente comprariam algo visto nas redes sociais se vissem outras pessoas usando, e um em cada cinco entrevistados experimentou medo de perder (FOMO) ao ver outras pessoas usando itens anunciados.

Embora 46% dos entrevistados relataram ter comprado itens através das redes sociais que não correspondiam aos anúncios, quase três quartos indicaram que continuariam a usar as mesmas plataformas para compras futuras.

Um quinto também usou plataformas de redes sociais como forma de participar de eventos de compras ao vivo, e 83% deles provavelmente comprariam os produtos mostrados como resultado.

“Os hábitos de compras online dos americanos estão evoluindo. Esta onda atual de compras nas redes sociais mostra o poder combinado da micro-segmentação e da prova social”, diz Lija Hogan, Principal de Estratégia de Pesquisa Corporativa na UserTesting. “É fácil e abraça os hábitos que as pessoas já desenvolveram com as redes sociais.

“As redes sociais muitas vezes atuam em vários níveis; não apenas a marca conta a história, mas as reações dos clientes nos comentários funcionam como prova social — classificações e avaliações na forma de uma narrativa.”

“Embora isso possa ser arriscado, a confiança das marcas que mostram a capacidade de serem abertas e abordarem questões ou desafios em público pode reforçar os sentimentos positivos que os clientes constroem.”

O estudo também descobriu que, acima de tudo, os americanos usam principalmente as redes sociais como método de descoberta de produtos antes de tomar decisões de compra.

Muitos usam seus feeds para ler avaliações de produtos (22%), pesquisar produtos (20%) ou obter inspiração sobre como usar os produtos (15%). E as avaliações podem ser decisivas: 53% estariam menos propensos a comprar um produto se vissem avaliações negativas.

88% disseram que provavelmente confiariam em outros, incluindo seus familiares (32%), amigos (28%) e parceiros (14%), para mostrar-lhes produtos que gostariam.

Um terço disse que confiaria em influenciadores para revisar produtos, mas muitos disseram que perderiam a confiança se soubessem que os influenciadores estavam sendo patrocinados pela empresa cujo produto é (28%), se a revisão for tendenciosa (26%) ou se não apontarem quaisquer desvantagens (26%).

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Além disso, 58% disseram que passariam por uma postagem patrocinada nas redes sociais.

37% tendem a adorar ou gostar dos anúncios que veem, citando-os como maneiras úteis de encontrar novos produtos que nunca tinham visto antes (66%) ou mostrar o que está na moda atualmente (35%).

Enquanto isso, 18% não gostam dos anúncios, dizendo que interrompem como usam as redes sociais (63%) e não estão interessados em ver o que está viralizando (44%).

“As pessoas sempre valorizaram as opiniões de amigos e familiares ao fazer compras, mas as compras nas redes sociais adicionam outra dimensão ao permitir que os compradores observem outros reagindo a avaliações e compartilhando suas experiências com produtos”, diz Hogan.

“À medida que o valor das classificações e avaliações aumenta, as pessoas colocarão mais confiança e peso nas experiências diretas de outras pessoas com os produtos ao tomar decisões de compra.”

Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub
Tradução: Central do Varejo