Economia
Preço médio do panetone aumenta 2% em novembro
Com a proximidade do Natal, a busca por panetone em supermercados e atacarejos ganha força. Segundo dados da Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas, a procura pelo produto começa a crescer na última semana de novembro, atingindo seu pico na semana do Natal.
Conforme a análise, em novembro deste ano, o preço médio dos panetones registrou alta de 2% em relação ao mesmo período de 2023, uma variação abaixo da inflação acumulada de 4,87%.
“O panetone vem conquistando espaço além do Natal. Observamos que a indulgência deixou de ser restrita ao período sazonal, passando a ser consumida e comercializada ao longo de todo o ano, embora ganhe mais destaque em dezembro”, comenta Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
O destaque vai para os panetones premium, com preços acima de R$43, que ganham importância no mês de dezembro, com participação de 54,1% no faturamento e de 40% das vendas em volume, enquanto os convencionais, vendidos por menos de R$26,80, registraram participação de 15% no faturamento e de 26% no volume no mês de dezembro de 2023.
Em 2023, as vendas em volume de panetones na terceira semana de dezembro registraram um aumento de 1113,6% em relação à média do ano. Com a aproximação ainda maior do Natal, porém, o preço do panetone pode estar ainda maior, conforme a pesquisa.