• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Qual salário de um franqueado?
Advertisement

Colunistas

Mapa da Construção de Experiências do Cliente Ins-piradoramente Diferentes do Usual

Colunistas E-commerce Operação

A otimização da IA no last mile: cada segundo conta

Colunistas Design Marketing

Sol de Janeiro leva o verão brasileiro até Dubai

Colunistas E-commerce

Lojas online que migram para a loja física: não são apenas as vendas que importam

Colunistas Design

Joyconomy: quando a alegria vira estratégia (e lucro) no varejo

Colunistas Franchising

Microfranquias estão se tornando o motor do franchising no Brasil

Colunistas Franchising

Cultura de gestão financeira transforma franquias em redes de alta performance

Colunistas

Avaliação judicial do aluguel em Shopping Center

Colunistas Operação

Reta final do ano!

Colunistas

Qual salário de um franqueado?

Veja dicas para fugir de armadilhas e de franqueadoras que fazem promessas irreais relacionadas a lucro e prazo de retorno de investimento

Publicado

3 anos atrás

on

5 de maio, 2023

Por

Heloísa Ribeiro

Não, você não leu errado. Se você já teve algum contato com franchising e até mesmo empreendedorismo, sabe que esta pergunta é um absurdo. Infelizmente, ela não é apenas uma daquelas chamadas sensacionalistas que se acha na internet, na verdade, se procurar exatamente por ela em qualquer site de buscas, vai encontrar algumas respostas – sem nenhum tipo de fundamento – com valores médios e uma pequena descrição do “cargo de franqueado”.

Então, vamos do começo: franqueado não tem salário! Franqueado não é um cargo ou função exercida por alguém que se candidata a uma vaga em um site de empregos. Se te oferecerem uma oferta assim, fuja!

Franqueado, de forma simples e objetiva, assim como definido pela própria lei, é aquele que, dentro de um sistema de franquia empresarial, é autorizado por um franqueador a usar determinada marca associada à comercialização de produtos e/ou prestação de serviços, e que atua de acordo com as diretrizes deste franqueador, sem que isso caracterize uma relação de consumo ou vínculo empregatício.

Esta relação empresarial não tem, nenhuma semelhança com uma relação trabalhista, portanto, não implica no pagamento de um salário. A pergunta correta, nesse caso, seria: afinal, como um franqueado ganha dinheiro?

A resposta é: ele recebe os lucros do seu negócio, se o negócio de fato gerar lucros!

E como ele consegue estimar se vai ou não ganhar algum dinheiro?

O interessado em se tornar um franqueado tem que receber da franqueadora um documento chamado Circular de Oferta de Franquia, nele existirão os detalhes do negócio oferecido, o valor do investimento, o valor estimado de faturamento e de lucratividade. Com base nestes números o franqueado realiza os seus próprios estudos financeiros e descobre qual o potencial de lucro que aquele negócio oferece e em quanto tempo ele terá recuperado o seu investimento e passará, de fato, a receber algum dinheiro em razão da sua atividade empresarial.

Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indica que o prazo médio de retorno do investimento em uma franquia é de 18 a 36 meses. É importante que o franqueado conheça esse prazo e alinhe suas expectativas com relação ao dinheiro gerado pelo negócio, estando ciente de que todos os riscos dessa atividade empresarial são de sua responsabilidade.

Vale sempre lembrar que assim como não há salário de franqueado, não deve haver promessa de prazo de retorno do investimento, valor de faturamento ou lucro da franquia. Você deve fugir da franqueadora que promete esses números da mesma forma que vai fugir daquela que oferecer um emprego!

Com tantas armadilhas no mercado, a melhor recomendação é que você fique ligado e procure sempre um advogado ou profissional qualificado, de sua confiança, antes de assinar o contrato.

Heloísa Ribeiro, sócia e fundadora do escritório ARP – Advocacia Ribeiro Pin, com experiência de 10 anos nas áreas do Direito do Consumidor e Processo Civil, atua na área de consultoria empresarial e se especializou recentemente em Direito Digital. É membro da Comissão de Admissão de Novos Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Leia também: 

Os 12 maiores erros que você não vai cometer ao contratar no varejo

Imagem: Freepik

 

Relacionados:
Próximo

Os 12 maiores erros que você não vai cometer ao contratar no varejo

Não perca

Oito princípios para gerenciar times de loja

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
brinquedos
E-commerce57 minutos atrás

E-commerce de brinquedos cresce no Brasil impulsionado por consumidores adultos e sazonalidade digital

Ilustração digital com conceito de rede e dados; transformação digital; CDP
Operação3 horas atrás

Como lojistas podem transformar dados em lucro real

Inovação17 horas atrás

Usaflex lança novo posicionamento de marca

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.