• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Qual salário de um franqueado?
Advertisement

InsightZ

InsightZ #34: Vendas que somem: O poder do ephemeral commerce

Colunistas

Transferência de estabelecimento: quais cuidados tomar?

Colunistas

TikTok Shop: será que é pra mim?

Colunistas Inovação

A onda da IA que está revolucionando o varejo (de quem entendeu como surfar)

Colunistas Operação

As ondas da transformação digital: depois do B2C e D2C, o B2B entra no jogo

InsightZ

InsightZ #33- Nostalgia digital

Colunistas

Bem-estar e produtividade caminham juntos — e as empresas precisam entender isso

Colunistas Franchising

Dicas práticas para escolher o melhor perfil de candidato para minha franquia

Colunistas

Por que a performance da loja virtual se torna cada dia mais importante?

Colunistas

Qual salário de um franqueado?

Veja dicas para fugir de armadilhas e de franqueadoras que fazem promessas irreais relacionadas a lucro e prazo de retorno de investimento

Publicado

2 anos atrás

on

5 de maio, 2023

Por

Heloísa Ribeiro

Não, você não leu errado. Se você já teve algum contato com franchising e até mesmo empreendedorismo, sabe que esta pergunta é um absurdo. Infelizmente, ela não é apenas uma daquelas chamadas sensacionalistas que se acha na internet, na verdade, se procurar exatamente por ela em qualquer site de buscas, vai encontrar algumas respostas – sem nenhum tipo de fundamento – com valores médios e uma pequena descrição do “cargo de franqueado”.

Então, vamos do começo: franqueado não tem salário! Franqueado não é um cargo ou função exercida por alguém que se candidata a uma vaga em um site de empregos. Se te oferecerem uma oferta assim, fuja!

Franqueado, de forma simples e objetiva, assim como definido pela própria lei, é aquele que, dentro de um sistema de franquia empresarial, é autorizado por um franqueador a usar determinada marca associada à comercialização de produtos e/ou prestação de serviços, e que atua de acordo com as diretrizes deste franqueador, sem que isso caracterize uma relação de consumo ou vínculo empregatício.

Esta relação empresarial não tem, nenhuma semelhança com uma relação trabalhista, portanto, não implica no pagamento de um salário. A pergunta correta, nesse caso, seria: afinal, como um franqueado ganha dinheiro?

A resposta é: ele recebe os lucros do seu negócio, se o negócio de fato gerar lucros!

E como ele consegue estimar se vai ou não ganhar algum dinheiro?

O interessado em se tornar um franqueado tem que receber da franqueadora um documento chamado Circular de Oferta de Franquia, nele existirão os detalhes do negócio oferecido, o valor do investimento, o valor estimado de faturamento e de lucratividade. Com base nestes números o franqueado realiza os seus próprios estudos financeiros e descobre qual o potencial de lucro que aquele negócio oferece e em quanto tempo ele terá recuperado o seu investimento e passará, de fato, a receber algum dinheiro em razão da sua atividade empresarial.

Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indica que o prazo médio de retorno do investimento em uma franquia é de 18 a 36 meses. É importante que o franqueado conheça esse prazo e alinhe suas expectativas com relação ao dinheiro gerado pelo negócio, estando ciente de que todos os riscos dessa atividade empresarial são de sua responsabilidade.

Vale sempre lembrar que assim como não há salário de franqueado, não deve haver promessa de prazo de retorno do investimento, valor de faturamento ou lucro da franquia. Você deve fugir da franqueadora que promete esses números da mesma forma que vai fugir daquela que oferecer um emprego!

Com tantas armadilhas no mercado, a melhor recomendação é que você fique ligado e procure sempre um advogado ou profissional qualificado, de sua confiança, antes de assinar o contrato.

Heloísa Ribeiro, sócia e fundadora do escritório ARP – Advocacia Ribeiro Pin, com experiência de 10 anos nas áreas do Direito do Consumidor e Processo Civil, atua na área de consultoria empresarial e se especializou recentemente em Direito Digital. É membro da Comissão de Admissão de Novos Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Leia também: 

Os 12 maiores erros que você não vai cometer ao contratar no varejo

Imagem: Freepik

 

Relacionados:
Próximo

Os 12 maiores erros que você não vai cometer ao contratar no varejo

Não perca

Oito princípios para gerenciar times de loja

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Mulheres abraçadas em festival de música
Comportamento10 horas atrás

Tendências de moda feminina jovem no Coachella

Natural One Justo
Franchising17 horas atrás

Natural One fortalece presença no mercado com retail media

Ephemeral Commerce
InsightZ19 horas atrás

InsightZ #34: Vendas que somem: O poder do ephemeral commerce

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos5 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação