Comportamento
Quase 30% dos consumidores planejam comprar produtos de beleza como presente de Natal

De acordo com um novo relatório da Circana, 29% dos consumidores dos EUA planejam comprar produtos de beleza como presentes neste Natal, uma leve alta em relação ao ano passado.
Entre janeiro e setembro, as vendas de produtos de beleza de luxo nos EUA subiram 7% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo US$ 22,8 bilhões, enquanto as vendas de produtos de beleza do mercado de massa cresceram 2% em comparação a 2023.
O aumento nos gastos com beleza de luxo entre famílias de alta renda com crianças menores de 18 anos sugere que os pais estão “mimando” a Geração Alpha com esses produtos, de acordo com Larissa Jensen, consultora global da indústria de beleza na Circana. Cerca de quatro em cada dez (41%) famílias com crianças planejam comprar produtos de beleza, 11 pontos percentuais acima da média dos consumidores em geral.
Marcas de beleza de luxo continuam liderando o crescimento, enquanto o mercado de massa cresce em um ritmo mais lento.
“Beleza de luxo simboliza indulgência em pequenos luxos e atua como um indicador do comportamento do consumidor na indústria da beleza como um todo,” disse Jensen em um comunicado. “Nesta temporada de festas, sua resiliência será testada.”
Além disso, a Geração Alpha desempenha um papel crescente no mercado de luxo. “A viralidade nas redes sociais dessa nova geração de entusiastas da beleza não mostra sinais de desaceleração e pode ser um fator crucial de crescimento nas festas.”
A maquiagem, a maior categoria dentro do segmento de luxo, cresceu 5% nos primeiros nove meses do ano. No entanto, marcas de cuidados com a pele de médio porte, conhecidas como “masstige,” superaram as marcas de luxo, enquanto os cuidados com a pele foram a categoria de menor crescimento em lojas de departamento e especializadas nos EUA no terceiro trimestre.
Fragrâncias de luxo são a categoria de crescimento mais rápido em 2024 até agora, com vendas 14% maiores até setembro. A temporada de festas é crucial para as vendas de fragrâncias, tanto no mercado de luxo quanto no de massa, com o quarto trimestre tradicionalmente representando mais de 40% das vendas anuais em ambos os canais.
No ano passado, as vendas de marcas de beleza de luxo cresceram 14% em comparação a 2022, superando o mercado de massa, que cresceu 6% no mesmo período.
Estratégias para atrair consumidores
Varejistas online e físicos estão buscando aproveitar o impulso das vendas de beleza nesta temporada. Para atrair consumidores com orçamento limitado, a Amazon realizou recentemente uma campanha de duas semanas chamada “Holiday Beauty Haul,” oferecendo descontos de até 50%.
Enquanto isso, Ulta e Sephora expandiram suas lojas físicas. A Ulta Beauty planeja abrir cerca de 200 novas lojas nos próximos três anos, visando aumentar suas vendas entre 4% e 6% até 2026. Já a Sephora está ampliando sua presença em outlets da Tanger e recentemente expandiu sua atuação na Austrália.
Além das lojas especializadas, a Kohl’s também se beneficiou do aumento nas vendas de beleza. As unidades da Sephora localizadas dentro da Kohl’s geraram mais de US$ 1,4 bilhão em vendas no ano passado.
A última previsão da Circana indica que os gastos dos consumidores aumentarão 2% em relação ao ano passado nesta temporada de festas, com a Black Friday atingindo o maior patamar em quatro anos, devido à expectativa de grandes promoções.
Imagem: Freepik
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo