E-commerce
Quase metade dos consumidores da Geração Z comprará presentes de fim de ano em marketplaces chineses

À medida que os consumidores buscam pechinchas nesta temporada de festas, mais de um terço (36%) está recorrendo a marketplaces chineses, de acordo com uma pesquisa realizada com 1.000 consumidores americanos pela empresa de tecnologia de marketing Omnisend.
Amazon, TikTok Shop, Temu e Shein estão em forte competição para atrair consumidores que buscam economizar. Em uma pesquisa recente da Probolsky Research, quatro em cada dez entrevistados afirmaram que os preços do Temu eram “muito mais baratos” que os da Amazon.
Em resposta a esses marketplaces chineses de preços ultrabaixos, a Amazon lançou recentemente o “Amazon Haul”, uma seção de seu aplicativo e site que oferece produtos abaixo de 20 dólares. A maioria dos itens custa menos de 10 dólares, com alguns chegando a apenas 1 dólar.
“Marketplaces chineses como o Temu ganharam rapidamente popularidade entre os americanos no último ano”, disse Greg Zakowicz, especialista sênior de e-commerce da Omnisend, em um comunicado. “A Amazon tentou competir com o lançamento do Amazon Haul, mas as pequenas empresas enfrentam a maior ameaça. Seus preços e variedade de produtos simplesmente não conseguem competir com os oferecidos por Temu e Shein.”
Embora o Temu e plataformas semelhantes estejam conquistando consumidores com preços competitivos, os americanos ainda têm receio de confiar neles. Outra pesquisa da Omnisend revelou que 86% dos consumidores americanos disseram confiar na Amazon, mas apenas 6% disseram confiar no Temu.
“Embora a confiança nessas plataformas continue baixa, conforme nossa pesquisa anterior, a oportunidade de economizar dinheiro continua atraindo consumidores preocupados com o orçamento”, afirmou Zakowicz.
Enquanto isso, sinalizando a sobreposição de clientes, 28% dos consumidores da Shein também compraram itens no TikTok Shop, de acordo com um relatório da Earnest Analytics divulgado no início deste ano. Um quarto dos clientes do Temu também comprou itens no TikTok Shop.
Com quase 40% dos americanos esperando gastar menos com presentes este ano, a pesquisa da Omnisend sugere que os consumidores dos EUA, especialmente os da Geração Z, estão recorrendo aos marketplaces chineses para economizar. Enquanto quase um quarto (23%) dos consumidores da Geração Z planeja gastar entre 101 e 300 dólares em presentes este ano, cerca de 19% gastarão entre 51 e 100 dólares. Mais de 20% dos millennials e 18,3% da Geração X também esperam gastar entre 101 e 300 dólares, mas quase 15% de ambos os grupos planejam gastar entre 300 e 500 dólares com presentes de fim de ano, de acordo com a pesquisa.
Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo