Inovação
Rakuten amplia serviço de entregas autônomas com robôs avançados

O Rakuten Group, Inc. está expandindo seu serviço de entregas autônomas no Japão com robôs avançados da empresa norte-americana Avride, com o objetivo de melhorar a logística da última milha.
Os robôs de entrega são equipados com sensores LiDAR (detecção e alcance por luz) — semelhantes aos utilizados em carros autônomos — e com o algoritmo proprietário de direção autônoma da Avride, segundo explicou Fukutaro Yamashita, gerente sênior do departamento de soluções não tripuladas do Rakuten, em entrevista ao Retail Asia via Zoom.
O modelo mais recente possui um compartimento de 54 litros, mais que o dobro da capacidade anterior, permitindo o transporte de pedidos maiores e a realização de menos viagens pelas calçadas. Apesar de conseguirem carregar múltiplos pedidos ao mesmo tempo, os robôs operam com apenas um pedido por viagem.
Esses robôs também conseguem fazer entregas à noite e em condições de chuva de até 20 milímetros por hora, com sensores LiDAR e ultrassônicos que os ajudam a navegar no escuro e em clima adverso. No entanto, durante chuvas fortes, neve ou ventos intensos, as operações são pausadas para garantir a segurança.
Cada robô tem autonomia de até 12 horas com uma única carga, e o tempo de recarga é de aproximadamente 3,5 horas. Atualmente, o Rakuten opera cinco robôs nas regiões de Harumi, Tsukishima e Kachidoki, no leste de Tóquio, atendendo a mais de 90 pontos de entrega.
Inicialmente, os robôs faziam entregas a partir de lojas como Starbucks Coffee Harumi Triton Square, Supermercado Bunkado Tsukishima e Yoshinoya Harumi Triton Square. Desde então, o serviço foi ampliado para incluir a Patisserie Hat e a FamilyMart Harumi Center Building.
Segundo o portal de dados alemão Statista, o mercado de entregas de alimentos no Japão foi avaliado em US$ 5,41 bilhões (¥800 bilhões) em 2024. A demanda cresceu durante a pandemia de COVID-19 e permaneceu alta mesmo após seu fim.
Embora os robôs possam operar de forma autônoma, Yamashita explicou que a lei japonesa exige a supervisão remota por um operador humano. “Não é necessário assistência direta, mas, de acordo com as regulamentações no Japão, operadores remotos são obrigatórios — mesmo que o humano não precise estar ao lado do robô.”
O Japão também limita a velocidade dos robôs a 6 quilômetros por hora, mantendo-os alinhados aos padrões de entregas autônomas, disse Yamashita.
Um dos desafios significativos foi a integração de diferentes modelos de robôs, já que cada um possui um mecanismo próprio de desbloqueio para entrega. “Facilitamos para os clientes oferecendo instruções claras de desbloqueio baseadas na propriedade específica em que estão,” explicou.
Yamashita afirmou que a empresa japonesa está priorizando o crescimento interno antes de pensar em mercados internacionais. “Nosso objetivo é, primeiro, expandir o serviço no Japão. Depois disso, planejamos desenvolver uma estratégia de crescimento para expansão.”
Desde seu lançamento em novembro de 2024, o serviço tem sido cada vez mais utilizado, embora ainda represente uma pequena parcela das entregas totais. O Rakuten informou que está focado em expandir a atuação em Harumi, Tsukishima e Kachidoki, visando atender 24 mil residências nessas regiões.
A empresa também está aumentando sua frota para 10 robôs Avride e atualizou seu sistema de gerenciamento de entregas para otimizar a alocação dos robôs — sistema que já foi testado com sucesso com os 10 robôs.
Yamashita acrescentou que o Rakuten vê potencial para o uso dos robôs de entrega além dos setores de alimentos e varejo, com aplicações em entregas B2B e na indústria farmacêutica. “Nosso objetivo é estabelecer os robôs como parte da infraestrutura.”
Imagens: Divulgação
Informações: Jaleen Ramos para Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo